Apresentações no Ópera comemoram Dia Internacional da Dança

por Bianca Machado e Rafaelly do Nascimento

No último domingo, 29, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa promoveu no auditório A do cine-teatro Ópera uma série de apresentações em comemoração ao Dia Internacional da Dança com grupos e academias de dança locais. O evento teve início às 19h e encerrou às 20h30, com entrada franca.

O evento contou com apresentações dos seguintes grupos de dança: Projeto Dança Sem Limites, Grupo de Dança Querência Amiga, Mate Amargo e Cia Chula Show, Grupo de Danças Gaúchas Estampa Campeira e CTG Rancho Alegre. Todos os grupos procuravam retratar em suas apresentações tradições da cultura gaúcha, desde as músicas até a vestimenta. Algumas das danças representadas pelos grupos foram: Xote Sarandeio, Alma de Pampa, Cruz de Valente, Cavalo Baio, Alerta, Maçarico, Chico Sapateado, entre outras. Cada grupo dançou em média quatro músicas e geralmente havia casais no palco, com exceção do Cia Chula Show, já que a Chula é tradicionalmente realizada por homens, e do Estampa Campeira que teve uma das músicas dançada por um menino de cerca de cinco anos de idade.

Na opinião de Cristian Macedo Rosa, em Ponta Grossa, essas danças e representações são bem aceitas e fazem bastante sucesso. “A cultura gaúcha é muito forte e possui danças muito bonitas que acabam sendo aderidas pelos ponta-grossenses”, completa. Cristian faz parte do Grupo de Dança Querência Gaúcha, que completou sete anos de existência na semana passada.

A organizadora do evento, Patricia Max, funcionária pública, diz que a ideia inicial da realização é a de prestigiar o Dia Internacional da Dança, e isso vem ocorrendo há nove anos, envolvendo grupos locais e, em algumas situações, até regionais.

Ana Paula Gordiano Ciesielski, estudante, comenta sobre as apresentações: “achei todas bonitas, coloridas. É uma forma bem agradável de ter contado com outras culturas”. Além disso, a estudante fala sobre a importância que esse tipo de ação tem no sentido de preservar certas manifestações culturais.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário