Arte utilizada como ferramenta na reeducação de jovens

A exposição do Centro de Sócioeducação (Cense) realizada na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entre os dias 4 e 23 de março faz parte da Galeria de Arte da UEPG, coordenado pelo projeto do Laboratório de Estudos do Texto (LET) do curso de Letras da Universidade.  As obras da exposição são releituras de obras clássicas, muitas já conhecidas do público, pintadas pelos internos do regime fechado.

O professor Álvaro Franco da Fonseca Junior orientou, dentro do Cense, os alunos que fizeram as obras da exposição, utilizando as épocas das obras que os internos fizeram as releituras para ensiná-los. A agente universitária Amélia Schafranski, fala sobre a importância desse tipo de projeto para os internos do Cense: “Isso dá a chance de eles criarem algo e também oportunidade para eles entrarem no meio artístico”.

O coordenador da Galeria de Artes da UEPG, Wilton Paz, explica que um dos objetivos específicos do projeto era realizar uma exposição com o resultado do trabalho aplicado dentro do Cense. A princípio a exposição seria realizada no hall da Reitoria e especificamente para os alunos do Colégio Agrícola e do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC).

A acadêmica de licenciatura em Artes Visuais, Natasha de Paula Dias, afirma que a importância daExposição de Arte do Cense não é apenas fazer a inclusão dos internos no meio artístico, mas também é ver a sociedade valorizando o trabalho. “A maioria da população acha que só os mais favorecidos tem o acesso a arte”, afirma Natasha, que fala sobre a importância do projeto tanto para os menores infratores, quanto para quem visita a exposição.

Reportagem de João Henrique Santos Souza

Nenhum comentário