Artistas e organizadores se preparam para o FUC 2016

Para 2016, o Festival Universitário da Canção (FUC) totalizou 83 músicas inscritas; 62 na etapa nacional e 21 para a etapa regional. A etapa nacional recebeu composições de 13 estados, além do Distrito Federal. Na etapa regional, 20 composições são de Ponta Grossa e uma é de Castro. O FUC acontecerá de 23 a 25 de julho, no Cine-Teatro Ópera.

Geordani Castilho é cantor e irá apresentar a canção ‘Sabiá’ de Silvestre Alves Gomes, na fase regional. Geordani conta que já acompanhava o FUC nos anos anteriores, mas somente como plateia. “Minha expectativa é  muito grande. O FUC é um grande festival que reúne grandes músicos dos Campos Gerais e de todo o Brasil. Poder participar para mim é uma alegria, independente do resultado e premiações”, avalia.

Vencedor da etapa nacional em 2015 com a música ‘Contenteza’, Paulo Monarco volta ao FUC em 2016 interpretando a canção ‘Nave’. Quanto às expectativas sobre o evento, Paulo diz que o festival de Ponta Grossa possui diversas histórias. ‘’Nesse lugar de encontros reconheci e reconheço muita gente preciosa. Nesse lugar nasceram muitas ideias e parcerias’’ completa.

Este ano o festival teve uma mudança com relação a ajuda de custo dada aos artistas de fora da cidade. Segundo Wilton Paz, diretor de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, promotora do evento, a ideia é valorizar o turismo em Ponta Grossa. “’Vamos aumentar a ajuda conforme a distância percorrida pelo artista para chegar ao festival”.

Devido ao aumento na ajuda de custo, o festival terá um corte no alojamento e nas refeições gratuitas, devido a reclamações dos anos anteriores. Wilton afirma ainda que o evento trará músicos diferentes dos que costumavam vir nas últimas edições.

Os prêmios na etapa regional vão de R$ 1 mil a R$ 2 mil reais e na nacional de R$ 4 mil a R$ 6 mil reais. A melhor letra e a melhor interpretação recebem, cada uma, R$ 1 mil reais.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário