Ato a favor do Ministério de Cultura marca premiação de destaques culturais

Por Barbara Popadiuk e William Clarindo

A premiação dos Expoentes Culturais de Ponta Grossa aconteceu na última quinta-feira (19), no Cine-Teatro Ópera, às 20h. O evento faz parte da programação da 30ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, criada como forma de reconhecimento a dois grandes incentivadores da cultura ponta-grossense, que teve início na última sexta (13). Neste ano, além de prestar homenagem ao fundador e seu primeiro maestro, Paulino Martins Alves, a Banda-Escola Lyra dos Campos também tocou uma pequena suíte para cada premiado.

A organização e a escolha dos homenageados de cada setor cultural são feitas pelo Conselho Municipal de Política Cultural e a Fundação Municipal de Cultura. Segundo Fernando Durante, presidente da Fundação Municipal de Cultura, os nomes indicados são votados pelo Conselho e apresentados na cerimônia, com a entrega dos certificados. Cada área cultural recebe uma nomeação para seu prêmio, dada com base em uma personalidade central àquela área.

Aristides Spósito, do Museu Época, foi o primeiro da noite a ser celebrado, recebendo o mérito cultural Ribas Silvestre. A Lyra dos Campos tocou um tributo a Elvis Presley em homenagem a Spósito. Logo em seguida, Rute Yumi Onnoda recebeu o Prêmio João Pilaski das Artes Visuais.

Porém, o grande destaque da noite ocorreu na entrega do Prêmio Jacob Holzmann de Música, concedido ao Samba do Trilho, roda de samba autoral orquestrada por Ben-Hur Demeneck e Fabrício Cunha. Ao receber o prêmio, vários participantes do Samba do Trilho também subiram ao palco e estenderam uma faixa contra a absorção do Ministério de Cultura pelo Ministério da Educação, decisão anunciada pelo presidente interino Michel Temer, na semana passada.

“A ideia desse ato foi lamentar isso”, diz Ben-Hur, que expressou a decepção de todos os envolvidos com a cultura devido às recentes políticas de governo. Demeneck também comentou sobre a plataforma que a premiação ofereceu e frisou a ação como necessária. “Se não fizermos nada para protestar contra o rebaixamento do Ministério para uma secretaria, nada impede esse tipo de ação nos níveis regionais”, observa.

Posteriormente ao ato, a professora Karina Janz Woitowicz recebeu o Prêmio Anita Philipowski de Literatura e comentou sobre a necessidade de se expressar frente ao que qualificou como retrocessos verificados nas políticas culturais.

A premiação prosseguiu com Edson Barbosa, do Centro de Tradições Gaúchas do Quero-Quero, que recebeu o Prêmio Emma Sintani de Dança. O Prêmio José Fernandes Cadilhe foi dado a Heloísa Frehre, do grupo teatral CECI e José Nelson Lima dos Santos, da Escola de Samba Globo de Cristal, foi reconhecido com o Prêmio Roselei do Rocio Manoel, de Artes Populares.

Postumamente, o artista Pedro Ruta foi lembrado em um Prêmio Especial in Memoriam. Ruta era um artista plástico conhecido por trabalhar com madeiras, sementes e ossos. Falecido em agosto de 2015, seu prêmio foi recebido pela família.

Ao fim das solenidades, Fernando Durante, presidente da Fundação Municipal de Cultura, recuperou o histórico do prêmio e a importância das personalidades que o nomeiam: Bruno e Maria Enei, casal de “mecenas” da arte local. Fernando também parabenizou os premiados, mencionando a justa seleção feita pelo Conselho Municipal de Política Cultural.

“Tudo que se desenvolve em prol da cultura é extremamente benéfico”, disse Durante, direcionando seu discurso em relação à fusão do Ministério da Cultura com a da Educação. Segundo ele, a arte é fundamental, pois é o que fica de uma geração para outra. “Um povo que não tem cultura não pode almejar nada”, finalizou.

Ao final da cerimônia, foi feita uma foto oficial dos homenageados, com a faixa “FicaMinC”, em apoio ao ministério. Conforme Durante, a Fundação pretende elaborar uma carta, em repúdio às recentes decisões que envolvem o setor cultural. Neste sábado (21), em anúncio oficial, o Ministério de Cultura foi reconstruído. Marcelo Calero, que seria o secretário de Cultura, será o novo ministro e assumirá na terça-feira, 25.

A 30ª Semana Bruno e Maria Enei continua com atividades até este domingo (22) e finaliza no Cine-Teatro Ópera, às 20h, com apresentações folclóricas de dança e teatro.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário