Banda-Escola Lyra dos Campos comemora 65 anos de história

A Banda-Escola Lyra dos Campos (BELC), chegou aos 65 anos de existência com uma grande comemoração no Cine-Teatro Ópera na noite deste domingo (19), com um concerto especial realizado pelos atuais e ex integrantes da banda.

Foram reunidos ex-integrantes da banda, desde a década de 70 e integrantes atuais para a entrega de diplomas de reconhecimento e uma apresentação com as músicas mais tocadas pelo repertório da banda que perpassam toda a sua história. O repertório apresentou peças eruditas de compositores brasileiros, como Carlos Gomes, e músicas populares, além de dobrados sinfônicos que é característico das bandas marciais.

A apresentação comemorativa foi dividida em dois momentos: o primeiro com a formação atual, regida pelo maestro Juliano Amaral, apresentou cinco músicas e o segundo por ex-integrantes que tocaram cinco músicas do repertório da banda, sendo regidos por maestros que passaram pelo grupo, como: o maestro de 93 anos, Adauto Vieira de Paula (1977 a 1987), Domingos Alceu Ribeiro (1990 a 2000), Carlos Taques (2000 a 2001), Ibraim Lino da Silva (2001 a 2005) e Wilson Fernando Farago (2005 a 2008).

Hoje a banda possui 50 integrantes na sua composição, sendo treze mulheres musicistas, algo muito diferente das composições anteriores da banda que quase não se tinha presença feminina. O maestro Juliano Amaral é o atual regente do grupo e ressalta a importância da participação feminina na formação da banda atual. “A inclusão da mulher na banda foi no início dos anos 2000 com uma mulher na banda, hoje temos treze e algumas na escolinha”, reforça o maestro.

O maestro Carlos Taques além de reger uma das músicas apresentadas pelos ex-integrantes também compôs para a banda durante outra peça da noite e enfatiza a evolução da banda durante todos estes anos e a dificuldade em relação aos instrumentos que usava. “A banda conseguiu melhorar sem perder a referência que sempre teve de formação de cidadão. Teve uma melhoria física com instrumentos novos e isso acompanha a economia do país, na minha época se tinha poucos instrumentos surrados, importados eram caríssimos, com a abertura do país, hoje a banda têm acesso a bons instrumentos e temos também a presença de meninas”, ressalta Taques.

O concerto teve parceria com o SOS, em que os alimentos doados como ingresso foram destinados para a campanha do Natal Sem Fome. “Fizemos uma ação social em prol das pessoas carentes, por isso nossa iniciativa de fazer esse recolhimento de alimentos”, afirma o diretor artístico da banda Francismar Rodrigues. Na entrada do evento houve confusão já que algumas pessoas foram barradas por apenas estarem com 1kg de alimento e não possuírem um ingresso que foi não comercializado anteriormente e que a organização afirmou não estar disponível na hora. Contudo, a direção liberou o acesso após muita revolta.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário