Banda Escola Lyra dos Campos comemora 67 anos em concerto

Para comemorar os 67 anos de fundação, a Banda Escola Lyra dos Campos realizou um concerto no palco A do Cine-Teatro Ópera às 20 horas nesta terça-feira (17). O concerto contou com músicas tocadas apenas pela banda e algumas participações especiais. Ao final da apresentação, a plateia começou a cantar “Feliz Aniversário” para a Banda.

A Banda Lyra foi fundada em 22 de novembro de 1952 e é dividida em Escola da Banda formada por alunos de 9 a 14 anos e a Banda de Música, que faz diversas apresentações. No Concerto em Comemoração se apresentaram 45 alunos da banda, com bolsas de aprendiz até sênior.  Três alunos ganharam homenagens na apresentação, um reconhecimento que era feito nos anos 90 e voltou a ser uma prática. Segundo o maestro Juliano Ferreira do Amaral, que rege a Banda há dez anos, é uma forma de incentivo aos alunos. Sozinha, a banda apresentou seis músicas e mais quatro com convidados especiais.

Maycon Alessandro Severino está há quatorze anos na Lyra tocando trompete. Ele fazia parte da Banda em 1998 e voltou a tocar em 2010 a pedido de Juliano. “Eu sinto muita gratidão por ter aprendido música com pessoas que marcaram a minha vida”, relata.

O diretor artístico, Francismar Rodrigues de Oliveira, também participou da Lyra por dez anos. “Além de ser um patrimônio para a cidade, a Banda Lyra dos Campos forma alunos de várias instituições”. Para ele, a importância da banda para a cidade está em manter a cultura das bandas marciais. “Divulgar a cultura e manter a tradição, porque tem várias bandas na cidade, mas marcial é apenas ela”. O diretor artístico também destacou a hierarquia e a disciplina que os alunos aprendem dentro da banda. Quando um aluno entra na Lyra ele começa como aprendiz com uma bolsa de 50% e, à medida que os estudos avançam, ele passa à categoria júnior com 75% e por fim a sênior, com a bolsa de 100%.

Neste ano, um dos diferenciais da apresentação da banda com convidados foi o projeto Musica para Todos, ativo desde 2016 por meio da Lei Rouanet. O projeto trabalha a musicalização com crianças e adolescentes vulneráveis, jovens infratores e adolescentes assistidos pela Vara da Infância e Juventude. Na apresentação, seis integrantes do projeto se juntaram à Banda Lyra para apresentar as músicas “Meu abrigo” e “Quero ser Feliz Também”.

A cantora Karolina Oleniski Basso, de 16 anos, há três anos no projeto Música Para Todos, recebeu o convite do projeto no oitavo ano. Para ela, o projeto ajudou a se conectar com outras realidades que ela não vivia. “Ele me abriu portas a projetos sociais em que tenho contato com pessoas de várias classes sociais. Não é só porque eu canto que é importante, mas porque o projeto me dá inspiração”.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário