Bando da Leitura retoma atividades em formato on-line

Um pedido para que todos mostrem seus rostos por trás das câmeras. É assim que iniciam os encontros on-line semanais do Bando da Leitura. Desde a segunda metade do mês de outubro, o projeto, coordenado pela professora aposentada, Lucélia Clarindo, resolveu adotar o formato on-line para seus encontros. Todas as quintas-feiras, das 15h às 16h30, o Bando da Leitura reúne-se, através do Google Meet. O objetivo dos encontros permanece o mesmo, pois o seu público alvo, as crianças, fazem questão de comentar sobre os livros que estão lendo. E aguardam ansiosamente as histórias que a professora Lucélia irá contar.

O Bando, que comemora 13 anos em 2020, teve a sua criação graças ao amor pela leitura que Lucélia carrega desde pequena e por ex-alunas que adoravam a maneira como ela conta histórias. O projeto funciona como uma biblioteca e brinquedoteca, onde crianças e adultos podem retirar livros e gibis e participar de atividades e oficinas.

Julia Roth Ornat, participante do projeto há três anos, explica o funcionamento do Bando. “Tem criança que não tem livros em casa para poder ler e o Bando é praticamente uma biblioteca, só que a biblioteca do Bando não é uma que você faz silêncio, é uma biblioteca que a gente comenta, a gente brinca”, relata. Julia, além de participante ativa, também foi a idealizadora do Bando da Leitura on-line.

A prova de que os encontros on-line estão apenas fortalecendo a iniciativa do projeto é a participação de novos integrantes. Melissa Kalva, de 9 anos, que também é contadora de histórias, participa pela primeira vez no encontro on-line do Bando da Leitura. Ela apresentou um relato sobre o livro Amoras, do rapper Emicida. Os encontros mantêm a semelhança do presencial, com direito a transmissão direta da sala de leitura do Bando.

A professora e a alma do projeto, Lucélia Clarindo, diz que a pandemia atrapalhou todo o calendário desse ano. Como o local do Bando da Leitura estava passando por uma reforma entre os meses de dezembro a fevereiro, o grupo só funcionou por uma semana antes que parasse por conta da Covid-19. “Foi um susto, uma tristeza, mas entendi que era necessário, então paramos tudo”, relata a professora quando questionada sobre a interrupção das programações literárias, que ocorreu logo depois da reinauguração, em um evento que contou com a participação da banda “Os Rosa”.

O projeto também conta com a participação de acadêmicos e voluntários, que recebem certificação e declaração de horas. Eles realizam oficinas e atividades presenciais envolvidas na logística do Bando, como organizar o blog, o canal, o acervo, entre outras.

Morgana Sauka é voluntária há três anos do projeto e, agora, auxilia e faz a mediação dos encontros virtuais. Ela relata que os encontros, que estão com a duração de uma hora, se tornam limitados. Por isso, alguns deles são apenas sobre a troca de leituras dos membros. “Sou tão participante do projeto quanto as crianças”, afirma Morgana. “Quando a gente cresce, perde um pouco da magia, e o bando a traz de volta. Por isso, me considero uma criança no Bando”, acrescenta.

Durante a pandemia, o repasse de livros e gibis ocorre de um modo diferente. Os participantes têm a possibilidade de solicitar os livros pelo ‘WhatsApp’, e Lucélia coloca-os em plástico para ser entregues. Ou, quem preferir, pode buscar diretamente na sede do Bando da Leitura, desde que respeite os protocolos da saúde. Ainda existe a possibilidade de ficar com os livros por tempo indeterminado. Caso o leitor os devolva, eles ficam num lugar separado por, aproximadamente, um mês e, antes de guardá-los, são higienizados com álcool 70%.

O Bando da Leitura pretende retomar suas atividades presenciais apenas quando as escolas voltarem normalmente, dada a dificuldade de higienizar cada área antes de todos os participantes chegarem. Lucélia diz, também, estar enfrentando problemas para planejar a reabertura do Bando da Leitura. Como ele é “para todos”, então ficaria difícil selecionar apenas um grupo de crianças e deixar as demais de fora.

Lucélia ainda possui um programa televisivo do Bando da Leitura na TV Educativa. A proposta surgiu da própria produção, em 2018. Como a TV necessita de mais programas educativos, voltados ao público infantil, o Bando da Leitura veio ao encontro dessa necessidade. Por conta da pandemia, a programação foi interrompida no meio de sua terceira temporada. O programa visa contemplar as crianças que não possuem acesso à leitura, para que cada vez mais pessoas tomem gosto pela prática.

Para quem tem interesse em participar dos encontros on-line do Bando da Leitura, basta entrar em contato diretamente com a professora Lucélia, pelo telefone (42) 99972-6424, ou pelas redes sociais do projeto e solicitar o link. Confira mais detalhes sobre o projeto Bando da Leitura na reportagem do Cultura Plural disponível no canal do Youtube.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário