Biblioteca Pública inaugura projeto com enfoque sociocultural

O novo programa da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, ‘BiblioSocial’, iniciou suas atividades nesta quarta-feira (15). A abertura foi marcada com a apresentação do trio de violinos composto por Vanessa Lino, Andresa Lino e Taline Nayara. Em seguida, ocorreu a palestra ‘Mulheres e Autoestima’, ministrada pela psicóloga Vivian Carolina Thibes. O novo projeto busca ir além dos livros para transmitir informação ao público, com foco principal na realização de ações sociais e culturais.

A proposta da ‘biblioteca social’ é produzir debates, palestras e bate-papos em torno de ações sociais e também integrar aspectos culturais como o teatro, a música, a dança e a literatura nos encontros. Bruna Bonini, idealizadora de projeto, observa que a informação está nos livros, mas também nas ações que a biblioteca pública pode fazer, como as palestras. “O grande objetivo da biblioteca é trabalharmos para a população de uma forma que ela conheça esse espaço como dela, e que venha buscar informação, seja através de palestras, livros ou ações socioculturais”. Além do contato com o espaço da biblioteca, o projeto também vai organizar eventos em escolas para proporcionar uma interação com as crianças.

O tema escolhido para este primeiro evento, ‘Mulheres e Autoestima’, envolveu questões como a relação de amor-próprio, empoderamento e confiança que as mulheres têm com elas mesmas. A palestra chamou a atenção da estudante de psicologia, Maria Eduarda dos Santos, que destaca a importância do debate sobre o assunto. “Foi uma experiência maravilhosa. Aprofundar e saber mais sobre esse assunto é bem importante, tanto para os estudos como para a vida pessoal”.

“Violência! E agora, o que devo fazer?” foi o tema do segundo encontro do projeto, realizado nesta sexta-feira (17), na Biblioteca Pública Municipal, com a participação da delegada Claudia Krüger. O grupo teatral do projeto Conecta PG apresenta uma peça relacionada à violência contra a mulher para iniciar as atividades do dia.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário