Há quase 30 anos, a caminhada de penitência é tradição no bairro Uvaranas. A 29ª edição ocorreu na última sexta-feira, dia 28, com início às 6h30, em frente à Igreja Bom Jesus. A procissão atraiu aproximadamente três mil pessoas, que percorreram 12 quilômetros em direção à capela Santa Bárbara.
Havia penitentes de todas as idades, incluindo idosos, jovens e crianças que buscam agradecer uma graça alcançada, pedir uma intercessão ou simplesmente relembrar o caminho de Cristo até o Calvário.
Pessoas como Ursulina Inglês, 66 anos, que participa da caminhada pela terceira vez. “Rezo pela minha família, pelos meus filhos”, comenta.
Em 2013, o trajeto voltou a ter como destino a capela Santa Bárbara, localizada em uma chácara particular, nas proximidades do Rio São Jorge. O vereador Altair Nunes (Taíco) é um dos coordenadores da caminhada e explica por que o percurso foi alterado na edição anterior.
“Ano passado não tínhamos ônibus suficientes para fazer o retorno dos fiéis”. Ele ressalta ainda que a caminhada deste ano ocorreu de forma tranquila. “Não tivemos nenhum problema, nenhuma pessoa passou mal durante o trajeto”.
Ao completarem a caminhada, os fiéis visitaram a Capela Santa Bárbara, construída em 1729 e tombada pelo patrimônio histórico em 2003. O evento teve ainda atividades culturais, organizadas pela Comissão da Jornada Mundial da Juventude.
Reportagem de Antonio Correia (Portal Comunitário)
Nenhum comentário