Campo do Tenente comemora 50 anos

O município de Campo do Tenente comemora no próximo sábado, dia 29, 50 anos de emancipação política. E para festejar o Jubileu de Ouro, os tenenteanos prepararam uma programação diversificada, com atividades cívicas e culturais.

Na quarta-feira, 26, tem o Baile 4 Cantos, para a Terceira Idade, com apresentação de Tony Mathias, a partir das 13h, no Ginásio de Esportes Alberto Wenski. Um pouco antes, às 12h, haverá venda de almoço na Paróquia Cristo Rei.

Já na sexta-feira, dia 28, a Praça da Prefeitura recebe o Encontro de Evangélicos. Para animar os tenenteanos, o grupo Campeiros de Cristo faz um show gospel durante o encontro.

Às 8h30 de sábado, 29, tem a parte cívica das comemorações, com Desfile Municipal pela Avenida Miguel Komarchewiski. O desfile terá a participação da nova Fanfarra Municipal, sob regência do maestro Merari Reis de Souza No período da tarde, a festa segue com apresentação da Banda de Metais e Percussão, na Praça da Prefeitura, seguido do Festival de Bandas e Danças. No mesmo local, às 21h30, tem show com a Banda Expresso M4. Mais tarde, no Ginásio de Esportes, o Grupo Caudilhos comanda o baile, que tem ainda sorteio de um Fusca com 300 latas de cerveja.

No domingo, 30, acontece o encerramento dos festejos, na Praça da Prefeitura, com exposições, parque de diversão e praça de alimentação. Bandas locais se apresentam a partir das 17h, seguido da cantora Thauana Prestes, às 19h, do Grupo Itakita, às 20h, da dupla sertaneja João Flávio e Gabriel, às 21h30, e, fechando o dia, o Grupo Kanoa, às 23h.

A programação de aniversário de Campo do Tenente, entretanto, já começou no dia 08, com a escolha da Miss Campo do Tenente 2011. A vencedora foi Silvia Janaína dos Santos Simette. O cargo de Primeira-Princesa ficou para Ana Paula Silveira, e de Segunda-Princesa para Cristina Carla Xavier. Dez moças participaram do desfile no Ginásio de Esportes, que seguiu com apresentação da Banda Toque de Imaginação. Nos dia 15 e 16, os tenenteanos puderam acompanhar a Cavalgada e Torneio de Laço, com várias atrações. E do dia 17 a 21 aconteceu a Semana Cultural, voltada às crianças das escolas da rede municipal de ensino.

Campo do Tenente

Campo do Tenente teve sua emancipação político-administrativa em 29 de outubro de 1961, desmembrando-se de Rio Negro. Sua população atual é de 7.125 habitantes (IBGE 2011). Está distante 85 km de Curitiba e faz parte dos Campos Gerais do Paraná. Seus Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,684, segundo dados do PNUD de 2000, considerado médio. O Produto Interno Bruto, PIB, de 2008 é de R$ 9.754,16.

A origem do nome vem de um acampamento militar da época da Guerra dos Farrapos, comandado por um tenente. Já no século XVIII encontra-se citação em mapas do município de Campo do Tenente, que fazia parte do tropeirismo, na rota ‘Caminho Sorocaba-Viamão’. Em 1847 tem os primeiros registros de povoação de Campo do Tenente. Em 1894 chega à localidade a estrada de ferro, e em 1907 instala-se energia elétrica gratuita, oferecida pelo Major Henrique Stahlke. O primeiro prefeito, em 1961, foi Victor Bussmann.

Reportagem por Eduardo Godoy

Nenhum comentário