Por Quiara Camargo
A Casulo, primeira casa colaborativa de Ponta Grossa, fez um post há algumas semanas em suas redes sociais sugerindo o encerramento de um ciclo, o que levou os internautas a acreditarem que o espaço iria fechar. Porém, o fim foi simbólico; a casa esteve fechada por uma semana e recebeu uma reforma para otimizar os espaços e trazer maior conforto ao público.
Sobre a reação do público, a idealizadora e cofundadora do espaço, Tatyla Barreto, explica que já esperava um retorno devido à relação de identificação do espaço com a cidade. Precisávamos de certa forma causar esse impacto, queríamos que as pessoas soubessem que estivemos a ponto de realmente fechar e que precisamos do público para existir. O apoio nas redes sociais é importante, mas para existir a casa precisa que as pessoas estejam lá, frequentando, consumindo, usando os espaços, contribuindo”. Ela relata que existe um custo para manter o espaço e que hoje a receita não permite que as contas fechem. “Os desafios são intensos e imensos”, diz Tatyla.
O espaço conta hoje com dez residentes, sendo sete empreendimentos distintos: loja, brechós, café, tatuagem e oficina de restauro de bicicletas. Segundo Tatyla, a loja acolhe 13 marcas independentes e livros de nove autores e autoras ponta-grossenses, assumindo um papel social, econômico e cultural. “A Casulo Casa Colaborativa tem por objetivo geral construir relações de reciprocidade baseadas no processo colaborativo, compartilhamento de recursos, experiências e conhecimentos, oferecendo um ganho individual e compartilhado por todos os seus integrantes e parceiros”.
Além da loja colaborativa e do espaço para cursos, palestras e co-working, a casa oferece diversas opções veganas, tanto no café quanto em piqueniques que podem ser agendados aproveitando assim o jardim do lugar. “O veganismo é um movimento que tem crescido muito e que possui grande impacto social e ambiental. Pra nós, oferecer um cardápio com opções veganas atende as demandas do público com alimentos de qualidade, em um espaço em que esse público possa consumir com segurança e respeito”. Além disso, a cofundadora da Casulo explica que existe a intenção de difundir para as pessoas a prática do vegetarianismo e do veganismo, incentivar a redução no consumo de carne e levar as pessoas a refletir sobre a possibilidade de se alimentar de uma forma mais consciente e solidária.
A Casulo Casa Colaborativa está localizada na Rua Dr. Paula Xavier, n° 1352. O espaço já está aberto ao público com medidas de distanciamento e ventilação, além da disponibilização de álcool em gel. Existe um planejamento para eventos culturais com público reduzido no espaço.
Nenhum comentário