Quem anda pelas ruas da Lapa percebe facilmente que há grande preocupação com a preservação da arte. Um dos pontos em que se reconhece a valorização da cultura local é a Casa Vermelha, que abriga as produções dos artistas e artesãos da cidade.
Na casa, que é um dos símbolos da cultura lapeana pela construção original em barro, piso de madeira e a cor tradicional vermelha, pode-se encontrar diferentes opções para presentes ou utilidades para decoração. Os materiais são feitos por artesãos que colaboram na manutenção do espaço. O lugar conta com trabalhos em telas, pinturas em madeiras, crochê e tricô, além de guardanapos e toalhas bordadas.
Museus no local
Na Casa Vermelha há diversos objetos, roupas e armas típicas da época dos tropeiros no setor que se chama Museu dos Tropeiros. O Museu da Congada também tem espaço na Casa, possuindo fotos da comemoração que é realizada todos os anos na cidade. O local conta com roupas apropriadas para as festividades e objetos usados na apresentação da congada.
A Lapa possui um grande acervo cultural que é preservado e valorizado pelos visitantes dos lugares históricos do município. Sua organização deve-se à responsabilidade das pessoas que cuidam dos espaços e ajudam a preservar a memória da cidade.
Reportagem de Juliana Campeão
Nenhum comentário