Clube dos Quadrinhos retoma atividades em 2018

Colaboração Vitor Almeida Santos
Nesta segunda-feira (19) aconteceu na Hemeroteca do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) o primeiro encontro de 2018 do Clube de Quadrinhos da editora Veneta, organizado e ministrado pelo professor do departamento de Jornalismo, Ben-Hur Demeneck.
O evento contou com 16 participantes, a maioria acadêmicos de Jornalismo e Artes Visuais. “Pelo teor acadêmico do curso de Artes Visuais, não se debate muito quadrinhos mesmo que eles tenham conquistado um espaço e interesse maior na área”, relata o acadêmico Vagner Magri Jr sobre sua experiência com quadrinhos na graduação.
O encontro serviu com uma forma de definir o funcionamento dos futuros debates. As reuniões mensais ocorrerão às terças feiras, às 19 horas.
O próximo encontro será no dia 17 de abril, para comentar a obra “Desaplanar”, de Nick Sousanis. No cronograma, estão previstas também obras sobre Cumbe (15 de maio) e Burougns (19 de junho).
Outros livros que serão pautados pelo Clube serão “Sendero Luminoso” e “O Processo”.
Diferente do ano passado, os encontros do Clube de Quadrinhos ocorrerão na hemeroteca da universidade. Vitalina Menarim trabalha no local há 25 anos e reclama da situação de abandono do espaço. Segundo ela, o Clube pode ajudar a dar mais visibilidade ao que acontece na hemeroteca e o que ela tem a oferecer aos estudantes.
 Em sua primeira vez no evento, a estudante de Ciências da Computação Rebecca Torrecilhas afirma: “Tive uma boa impressão do Clube. Acho legal essa visão das HQs de forma mais artística, não ficando restrito à ideia de ilustrações”.
“Prevejo uma participação maior de membros esse ano, com alunos de Jornalismo e Artes de forma consolidada. Provavelmente sairão cartuns, charges e resenhas a partir das discussões, além de pesquisas sobre o tema”, afirma Ben-Hur Demeneck. Para ele, é importante popularizar a linguagem dos quadrinhos, na universidade e na sociedade em geral. “É importante promover educação visual através desse espaço”, complementa.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário