Clube “Leia Mulheres Ponta Grossa” aborda poesias sobre a vida da mulher

Por Yasmin Orlowski, Ana Paula Almeida, Bianca Becher e Carol Franceschini

O segundo encontro de 2019 do grupo “Leia Mulheres PG” aconteceu no Cactus Coffee & Bar para discutir o livro “Outros jeitos de usar a boca”, da indiana Rupi Kaur, no último sábado (23). O livro de poemas é dividido em quatro partes e aborda temas como feminilidade e experiências de violência, amor e abuso.

Barbara Popadiuk, uma das fundadoras do projeto, explica que o livro reforça a mensagem de empoderamento feminino. “Existem muitas mulheres como a Rupi, e como nós, do clube, que estamos aqui para apoiar outras mulheres em alguma situação de necessidade”, diz.

O “Leia Mulheres” é inspirado em um projeto da escritora inglesa Joana Walsh que chegou ao Brasil em 2015. Logo se espalhou por várias cidades e chegou em Ponta Grossa ano passado, por iniciativa das estudantes de Jornalismo da UEPG Ana Istschuk e Barbara Popadiuk.

O grupo quer dar maior visibilidade às escritoras mulheres. Além disso, visa debater os livros escolhidos e englobar outros assuntos, experiências e vivências em sua maioria de cunho feminista. A outra fundadora do grupo, Ana Istschuk, aborda a questão de identificação com as autoras. “Queremos mostrar para mulheres que existem mulheres escrevendo e elas tem com o que se identificar. O que muitas vezes não acontece através de livros escritos por homens”.

O grupo se encontra aos sábados com programação previamente definida, que pode ser acompanhada pelo Instragam @leiamulherespg. Clube de leitura é cultura. Se é cultura, é plural!

Nenhum comentário

Adicione seu comentário