Colégio Epaminondas recebe o documentário “Calabouço”

As comemorações dos 50 anos de maio de 1968 trouxeram na noite de ontem (18) a exibição do documentário intitulado “Calabouço – 1968, um tiro no coração do Brasil”, produzido em 2014, no Colégio Estadual Dr. Epaminondas Novaes Ribas.
Alunos e professores do ensino médio se reuniram para assistir ao filme que narra o assassinato do estudante Edson Luiz, ocorrido dentro do restaurante Calabouço no Rio de Janeiro, em março de 1968. Posteriormente, participaram de um debate sobre as lutas dos estudantes no período da ditadura militar no Brasil.
Rafael Mehret, professor de História no Colégio desde 2012, reforça a importância de relembrar os ocorridos da época como formação de sujeitos sociais ativos, no caso, os estudantes. “Talvez, desde a Revolução Francesa, maio de 68 tenha sido o mais significativo acontecimento social no que diz respeito a revoltas dentro da França”, comenta o professor. Segundo ele, pouco se faz para lembrar tais manifestações. Exemplo disso são os livros didáticos deste ano, que sequer mencionam os ocorridos da época: “Tudo que a gente faz é no sentido de uma complementação curricular e, se a gente tivesse a possibilidade de desenvolver mais atividades em torno do tema, seria de fundamental importância”, comenta Rafael.
O ciclo comemorativo dos 50 anos do Maio de 1968 já exibiu em sua programação os documentários “Matanza de Tlatelolco” (México, 2008), “Quartier Latin” (França, 1978) e “68” (França, 2008). As atividades seguem até o dia 27 de junho e a programação pode ser encontrada no evento público “Ciclo Comemorativo: 50 anos de Maio de 1968” do Facebook.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário