Com edição online, 33º FUC premia músicos dos Campos Gerais

A transmissão contou com uma apresentação especial em homenagem a Fernando Durante e Gilberto Zardo, vítimas da COVID-19

No último dia 6 de outubro, a Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou o 33º Festival Universitário da Canção (FUC). O evento, que ocorreu pela primeira vez no formato online, contou com a apresentação das dez músicas selecionadas para a fase competitiva, bem como premiação de júri técnico e júri popular.

O Festival, promovido no Cine-Teatro Pax, contou com a presença de autoridades da Universidade, como a Professora e Coordenadora do Festival, Sandra Borsoi, a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Edina Schimanski, e o Reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto. O diretor executivo do Sicredi, empresa patrocinadora do evento, Marcio Zwierewicz, também marcou presença na solenidade. Para a professora Sandra Borsoi, a realização do FUC representa um sopro de esperança para a música dos Campos Gerais, que aos poucos vem retornando aos palcos, após quase dois anos de paralisação de suas atividades em decorrência da pandemia. “Necessitamos de inspiração para tocar a vida no mundo pós-pandemia, e a música inspira a vida que deseja respirar”, afirma.

Para a fase competitiva do FUC de 2021, foi definido que apenas composições de artistas dos Campos Gerais fossem aceitas na fase de inscrição. O objetivo da nova norma é de abranger cada vez mais a música regional, bem como reduzir os riscos para artistas trazendo músicos de todo o Brasil para o município durante a pandemia. Desta forma, compositores residentes das cidades de Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania puderam participar do Festival.

A ordem de apresentação das músicas foi definida através de sorteio. Entre as composições estavam “O último dia da Terra” de Babim; “Plantar e Colher” de Guilherme Santos; “Num Estalo” da Banda Zero Meia; “Uma saga rolimã”, de Phellip Willian, Phayga Gruber e Melissa Garabelli; “Constantemente contato” de Lucas Cabral; “Um bêbado iluminado” de Scilas; “A luz que leva” de Augusto Aguieiras; “Crioulo Cantou” da Banda Crioulo Cantá; “O Eterno é o Presente” de Luizinho e “Pobre Chavinho” de Júlio Mano. Seguindo as normas de distanciamento social, todas as apresentações foram gravadas previamente em estúdio e apresentadas via streaming durante a transmissão ao vivo do Festival. Entre o júri técnico estavam os artistas Estrela Leminski, Ana Morena e Luis Carlini.

O Festival Universitário da Canção ainda contou com uma apresentação especial, em homenagem a Fernando Durante, criador do FUC em 1980, e Gilberto Zardo, que reativou o FUC em 1995. Os dois homenageados foram vítimas da COVID-19. O show, intitulado “Canta Poesia”, foi idealizado por Fernando Durante em 2019, com o objetivo de trazer ao palco poesias que viraram músicas.

Os cantores da banda Casa Cantante, Juliani Ribeiro e Joãozinho, contaram com a participação especial de Zek Ramos para trazer a ideia de Durante aos palcos. Músicas como “Verdura”, de Paulo Leminski e “Tarde em Itapuã”, poema de Vinicius de Moraes musicado por Toquinho, encheram os espectadores de alegria. Um dos momentos mais emocionantes da apresentação foi a versão musicada de um poema do próprio Fernando Durante, “Tanto que nem sei”, falando sobre as coisas inacabadas que deixamos para depois, como livros que nunca lemos e um ‘eu te amo’ que nunca dissemos.

A premiação do evento começou com a divulgação dos resultados da votação do júri popular, realizada por meio de um formulário disponibilizado após as apresentações dos candidatos. “Num Estalo”, interpretada pela banda Zero Meia, ganhou o prêmio de melhor letra. O prêmio de melhor intérprete foi para Scilas, com a música “Um Bêbado Iluminado”. Por fim, “Constantemente Contato”, de Lucas Cabral, conquistou o prêmio de melhor música pelo júri popular.

Logo após, o júri técnico divulgou os resultados de sua apuração. Em terceiro lugar, “Pobre Chavinho”, interpretada por Júlio Mano, Nil Mano, Kaik Silva, André Felipe e Vinícius. Scilas conquistou mais um prêmio durante a noite, levando o segundo lugar por sua canção, “Um Bêbado Iluminado”. O primeiro lugar da competição foi obtido por “O Eterno é o Presente”, de Luizinho.

O 33º Festival Universitário da Canção (FUC) está disponível na íntegra na página do Facebook da UEPG. Clique aqui e acesse a transmissão do evento. Confira na página também os depoimentos dos artistas selecionados para a fase competitiva do Festival.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário