Concerto homenageia compositor ponta-grossense Gabriel de Paula Machado

por Eduardo Godoy e Melissa Moura

Na noite do dia 26 de abril, o compositor ponta-grossense Gabriel de Paula Machado foi homenageado com um concerto de piano no Centro de Cultura. O evento, organizado por Douglas Passoni, teve a participação das pianistas Estela Machado, filha do compositor, e Priscila Malanski, além da mezzo soprano convidada Adaile Domingues.

Foram escolhidas quase todas as composições pra piano do músico. Segundo Malanski, “ele possui muitos arranjos pra coral e hoje escolhemos fazer o concerto apenas com os concertos para piano”. Para a filha, a data foi escolhida por estar no mês de aniversário de Gabriel de Paula Machado, que completou 88 anos no dia 08 de abril. “Muito emocionante. Ele já havia sido homenageado pelo Coro Cidade de Ponta Grossa e hoje comigo e com a Priscila ao piano”, conta a filha pianista.

O público era composto principalmente por músicos de Ponta Grossa, amigos e familiares, inclusive uma das filhas que mora em Brasília e veio à cidade natal para prestigiar a homenagem. Os destaques ficaram com as música Barcarola, Noturno e Valsa em 4 tempos. Além das interpretações, a noite teve uma surpresa: a compilação, feita por Douglas Passoni, de todas as composições de Gabriel de Paula Machado. “Ele merece essa homenagem, dada à importância que meu pai tem para a história e para a música em Ponta Grossa”, revela Estela Machado. Ela conta ainda, emocionada, que “tocar piano é como respirar. A paixão vem de família”. O laureado, muito comovido após o concerto, contou que foi um privilégio assistir à apresentação. “Me sinto fantástico”, disse.

Gabriel de Paula Machado

O músico, filho do farmacêutico Ismael Machado e da professora de piano Maria Luiza de Xavier Machado, nasceu no dia 08 de abril de 1924. Estudou nos Colégios Sant’Ana, Escola da Professora Judith Silveira, Colégio Estadual Regente Feijó, Escola Santa Cruz (Castro) e Universidade Federal do Paraná (Curitiba). Se formou em Farmácia, Teologia e no Magistério de Piano. Tem três filhas com a esposa Rita Maria Guimarães Monteiro, com quem se casou em 8 de dezembro de 1952. Tem também três neta, dois netos e quatro bisnetos.

Trabalhou por 38 anos na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa como primeiro analista. Gabriel tem ainda importância fundamental na criação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), já que é Professor Titular Fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – unidade-mãe da UEPG – e foi o primeiro chefe do Departamento de Análises Clínicas, além de exercer diversos cargos didáticos-administrativos desde sua fundação até dezembro de 1995. Na ciência, é autor de uma técnica conhecida e ensinada nas universidades brasileiras, com método de alta concentração de ovos, larvas e cistos de ênteroparasitas.

Tem três livros publicados – dois de poemas, crônicas e contos curtos (‘Num Álbum’, de 1984 e ‘Crônicas e Poesias’, de 1999) e um contando a ‘História da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa’. É membro fundador da Academia de Letras dos Campos Gerais, ocupando a Cadeira nº 7 e do Centro Cultural Faris Michaele desde sua fundação. Foi presidente do Rotary Clube de Ponta Grossa nos anos de 1973 e 1974, diretor da Escola de Teologia para Leigos de 1977 a 1979 e professor de música no Instituto Filosófico e Teológico Mater Ecclesiae da diocese de Ponta Grossa entre 1996 a 1998.

Na área da música, foi ainda o fundador da Orquestra Estudantil de Concertos, que se transformou mais tarde na Orquestra Sinfônica da UFPR. Desde 1948, quando voltou para Ponta Grossa, foi organista e regente dos coros católicos São Luiz (de vozes masculinas) e Santa Ignez (de vozes femininas), que serviram de base para os futuros Madrigal e Coral da UEPG. Na Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa atuou como pianista por 10 anos.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário