Conferência consolida políticas culturais em PG

Em 2019 a Conferência Municipal de Cultura chega a sua 20° edição. Com o objetivo de discutir as políticas públicas na área da cultura, a conferência tem a participação dos conselheiros de Cultura e também da sociedade civil. Ela é promovida pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.

A Conferência Municipal de Cultura deve acontecer anualmente segundo o Art. 14 da Lei N° 10718/2011. Esta lei também instituiu a criação do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Desde que CMPC foi criado em Ponta Grossa, em 28 de setembro de 2011, a cidade se reúne anualmente para decidir os desdobramentos do cenário cultural local. Cidadãos interessados na defesa da produção e manutenção cultural de Ponta Grossa desenvolveram e discutiram diversas demandas de políticas públicas culturais, promovendo ações nos diferentes setores culturais. A gestão do Conselho tem duração de dois anos. Durante a 20° Conferência de Cultura serão eleitos os representantes para a gestão 2019-2021.

O Conselho Municipal de Política Cultural é composto pelos cargos de presidente, representante da Fundação Municipal de Cultura, representante da Fundação Municipal de Turismo, e também um representante da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Além do poder público também compõem o CMPC um representante do Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais, do Sistema S (SESI), do Conselho Municipal de Educação, da Sociedade Afro-brasileira Cacique Pena Branca e também da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural.

O CMPC dispõe de representantes de sete áreas da cultura. Música; Literatura; Artes Visuais; Cine-Foto-Vídeo; Teatro; Dança e Circo; e Artes e Manifestações Populares.

O conselho possui caráter consultivo e deliberativo e tem como característica a articulação entre Estado e sociedade na orientação, fiscalização e promoção de atividades no setor cultural, com base nas diretrizes das Políticas Culturais de âmbito nacional, estadual e municipal. Além disso, o Conselho é responsável pelo direcionamento do Fundo Municipal de Cultura, planejando e executando o orçamento.

Entre as atividades desenvolvidas na Conferência de Cultura está o Plano Municipal de Cultura, demanda presente no Plano Nacional de Cultura. Ele foi discutido e elaborado durante uma edição da Conferência, contemplando demandas dos setores culturais, e determinando ações para o investimento em pluralidade e descentralização da Cultura em Ponta Grossa.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário