Conservadorismo brasileiro é tema de lançamento de livro

O lançamento do livro ‘O novo conservadorismo Brasileiro: de Reagan a Bolsonaro’, da advogada Marina Basso Lacerda, ocorreu na última sexta-feira (25), às 19h, no Sindicato dos Docentes e Técnicos da UEPG (SINTESPO). A autora é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutora em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O evento contou com a apresentação da ex-deputada federal Selma Maria Schons, mestre e doutora em Políticas Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora aposentada do curso de Serviço Social da UEPG. Logo após, a autora Marina Lacerda trouxe explicações sobre o livro e também debates sobre o tema do conservadorismo junto à plateia.

A advogada explicou a origem do título do livro, sendo um paralelo entre a ascensão do neoconservadorismo (nova direita fundada na tríade militarismo, absolutismo do livre mercado e família tradicional) no Brasil a partir de 2015 e principalmente com a eleição de Jair Bolsonaro com a década de 1980 nos Estados Unidos no governo de Reagan, quando a resistência de conservadores de direita para com as políticas públicas, avanços de direitos LGBTs e feministas se fazia cada vez mais presente.

Lacerda trouxe também em sua fala os ‘Chicago boys’ (grupo de jovens economistas chilenos que formularam a política econômica de ditadura do general Augusto Pinochet) como os principais viabilizadores do neoliberalismo. Para ela, a ideologia retomada a partir do campo conservador usa do medo da família tradicional para com a “ideologia de gênero”, “escola com partido”, fim do Estatuto do desarmamento, entre outros temas, surgindo assim “soluções” rápidas e nada eficientes que demandam gastos públicos com a preservação de bens conservadores ao invés de politicas publicas que prezam pelo bem-estar social de todos.

A autora conta ainda que a inspiração para a produção do livro, que é fruto de sua tese de doutorado, se deu através da percepção da articulação de pautas conservadoras por deputados religiosos e da defesa da maioria moral cristã na legislatura de 2015. O evento de lançamento e debate sobre o livro teve entrada gratuita. Para os interessados o livro está disponível nas mais diversas livrarias físicas e virtuais.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário