Conservatório debate apreciação musical

A apreciação musical dentro dos concertos foi o tema palestrado por Priscila Malanski, no Conservatório Artístico Musical Maestro Paulino Martins Alves, às 20h da última quarta-feira. A Priscila é de Curitiba e exerce seu trabalho como painista correpetidora e professora de música há três anos em Ponta Grossa. A pianista falou sobre a apreciação e educação musical daqueles que vão assistir a um concerto. Para Priscila, muitas vezes, por falta de conhecimento, as pessoas aplaudem no momento errado ou fazem muito barulho durante a apresentação. “É necessário iniciar esse aprendizado, o ‘saber ouvir’, afirma.

A professora contou um pouco da história da música clássica, os estilos musicais barroco, clássico e romântico. Falou ainda sobre forma musical como o “Ritornelo” e delimitou o concerto como uma apresentação de um solista em destaque com a orquestra o acompanhando. Priscila fez questão de ressaltar isso, por notar que pessoas confundem o termo com outros tipos de apresentação.

A pianista ainda tocou trechos de composições de Vivaldi e Beethoven ao piano. Citou os músicos brasileiros Villa Lobos e Hekel Tavares, apresentando em multimídia diversos concertos; alguns mais conservadores e outros mais modernos, com a mistura de ritmos e instrumentos bastante admirados pela pianista.

Segundo Priscila a cidade é um bom lugar para a música. “A gente saiu de Curitiba pra dar aula aqui em Ponta Grossa por causa do incentivo que a escola e a prefeitura dão para a música erudita, algo que não acontece em Curitiba”, conta.

Reportagem de: Gabrielle Koster

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content