Contos curtos que tem como principal aliado, a imaginação. Assim define o escritor Glauco Delinski, sua obra Inerte por opções e outras histórias, lançada no inicio de setembro. “Os contos trabalham temas existencialistas de humor negro, representativos para a sociedade de certa forma”, conta Delinski.
Os contos são de personagens e situações imaginárias, onde o autor revela não ter inspiração ou semelhança com o seu cotidiano. Composto por 53 contos, o projeto pré-selecionou, ao todo, mais de 60 histórias, destas nem todas inéditas, isso porque algumas foram postadas anteriormente na rede social Facebook – espaço, inclusive, onde Glauco teve um grande retorno do público quanto aos seus contos. “Comecei postando um dos meus textos no Facebook por registro mesmo, sem esperar nada em troca, mas a galera começou a curtir, comentar e compartilhar em grande número, daí então veio a ideia de publicar um livro”, comenta.
Ao longo de 20 anos, Glauco Delinski vem escrevendo seus contos, inspirado em várias referências literárias, como Nelson Rodrigues, Paul Auster e outros. Já teve suas histórias publicadas em diversos jornais, sites e revistas do Brasil, além de premiações por participar de concursos literários.
O título Inerte por opções e outras histórias foi escolhido porque representa bem o existencialismo presente nas histórias do livro, segundo o autor. Com uma tiragem inicial de 500 exemplares, a primeira obra de Glauco esta à venda nas livrarias Curitiba e Cultura e também no site da Editora Toda Palavra, por R$ 25. “Tenho contos guardados que dão outro livro, mas agora eu quero curtir esse que acabo de lançar”, responde Delinski ao seu perguntado sobre projetos futuros.
Reportagem de Higor Lima
Nenhum comentário