Coral Estrelinhas aposta na educação através da música

Burburinho de vozes, correria nos corredores do teatro e um público animado. No palco, o colorido da decoração e os arranjos demonstram que os artistas da noite, dessa vez, são outros. Sentados, em pé, acenando para os pais que estão na plateia, batendo palmas, as crianças do Coral Estrelinhas Sonoras, do Serviço Social do Comércio (Sesc), ocupam o cenário do Cine-Teatro Ópera. A apresentação ocorreu na sexta-feira, 19, a partir das 19h30.

O evento, que encerra a Semana dos Direitos da Criança promovida pelo Sesc, trabalha valores e virtudes com as crianças. A professora responsável pela musicalização, Juliana Pereira, explica que a proposta do trabalho é fazer com que a criança que ouve músicas consiga melhorar seu desempenho. “A gente ensina música brincando”, diz. Segundo Juliana, são recorridos aos gestos, à interpretação e às expressões corporais para que a criança sinta-se motivada a participar. Os alunos, que têm idade entre três e cinco anos, começaram a ser preparados uns dois meses antes da apresentação, ensaiando uma vez por semana.

Para dar início ao espetáculo, foi exibido o clipe “Quando as crianças fazem uau!”, que retrata o “ser” criança e as suas vivências. Em seguida, subiram ao palco a garotada que cantou um repertório de canções selecionadas pelos professores e que demonstram, de acordo com os professores, a virtude. Para a apresentação das Estrelinhas, as músicas selecionadas foram: Cara de Joelho; Miudeza; Quando eu Crescer; Minutinho; Amigo do Sol, amigo da Lua; Um milhão de Amigos; Verdade; Amor I Love You e Emoções.

Animados por Juliana, pelos demais professores, pelos músicos e os pais dos alunos, o Coral prosseguiu com as canções por aproximadamente uma hora e meia. Quem veio para assistir a apresentação dos filhos e parentes, saiu do teatro empolgado e contente com o desempenho. É o caso, por exemplo, de Neiva de Lima, que trouxe o neto para se apresentar. “Achei linda a apresentação e é importante incentivar as crianças ainda mais”, diz.

Para Vanessa Martins, que trouxe o pequeno, João Vitor, a música faz com que o filho aprenda melhor. “Meu filho gosta muito de música e ele até prefere ouvir música que brincar”, fala. Thiago Camargo, que também estava acompanhado pelo filho, menciona a relevância de espetáculos que estimulem as crianças. “É importante tanto na parte musical quanto na social, melhorando a timidez, por exemplo,”, afirma.

Reportagem de: Keren Bonfim

Nenhum comentário