“Croquis Urbanos” motiva artistas e entusiastas a desenhar nas ruas

O projeto “Croquis Urbanos” reúne artistas plásticos e entusiastas da arte, da arquitetura e do patrimônio todos os domingos, às 9h, em um local determinado, para produzir desenhos.  A cada semana, escolhe-se um novo local que tenha relevância ou que seja atrativo pela beleza. Os encontros ocorrem há três anos em Ponta Grossa e a edição 107 foi realizada em frente à casa 1313 na Rua Ermelino de Leão.

João Carneiro, 63, artista plástico, é um dos membros mais antigos e conta que trouxe a ideia de Curitiba, onde participava do projeto que, segundo ele, é mundial. “Conversei com a Lenita Stark, com a Rute Yumi, com o Daniel Macedo e o Zunir Andrade. A gente se reuniu e começou o grupo Croquis Urbanos em Ponta Grossa”, relata João.

Todas as vertentes são bem vindas no projeto: nanquim, grafite, carvão, aquarela, guache e afins. Num projeto onde a despretensão, a diversão e a espontaneidade são a principal motivação, nenhuma formação artística é exigida. Bastam a curiosidade e a vontade de desenhar in loco, interna e externamente, tudo o que se observa. Zunir Andrade, pintor, é membro do grupo desde o início e começou a desenhar depois de aposentado por puro lazer. “A transpiração é mais importante que a inspiração, eu comecei assim. Estou pintando há 17 anos”, lembra Zunir.

Um livro-registro traz anotações e lista de presença de todas as edições do projeto desde o início. Qualquer pessoa que confirme presença para a semana seguinte, assume o livro para coletar as assinaturas e mantê-lo atualizado. O grupo tem cerca de duas horas para desenhar, com um sino badalando o fim da atividade próximo às onze da manhã. Todos se reúnem para uma foto coletiva em frente ao local escolhido para a ocasião.

A próxima edição do projeto Croquis Urbanos  está marcada para domingo, dia 29, no mesmo horário, na Praça Guairacá, em Oficinas.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário