Cultura Plural manifesta apoio à greve na UEPG

A equipe do projeto Cultura Plural, do Curso de Jornalismo da UEPG, reconhece seu compromisso com a promoção e a difusão da cultura em Ponta Grossa. Por isso, informa os motivos pelos quais as atividades do projeto se encontram interrompidas, sendo publicadas apenas produções eventuais e espontâneas no site e nas redes sociais.

Em 27 de junho teve início a greve docente na Universidade Estadual de Ponta Grossa, que hoje se estende a todas as sete instituições de ensino superior do Paraná e a dezenas de entidades sindicais em todo Estado. O movimento reivindica o pagamento da data base, com a reposição das perdas salariais desde 2016, calculadas em 17%, o arquivamento da proposta da PLC 04/2019 (que congela por 20 anos a folha de pagamento do funcionalismo público) e da Lei Geral das Universidades (LGU), a realização de concurso público, a nomeação de aprovados e a defesa da autonomia universitária.

O Conselho Universitário, em reunião realizada em 9 de julho, entendendo o momento crítico vivenciado nas instituições de ensino superior do Paraná, aprovou a suspensão do calendário acadêmico da UEPG. Desse modo, ficam interrompidas todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão mantidas na instituição, o que envolve também o Cultura Plural.

Entendemos que a luta do movimento docente pela garantia de direitos dos servidores e contra o processo de precarização do ensino superior é legítima e merece nossa adesão e apoio. Cientes da necessidade de defender a Universidade neste momento de crise e de incertezas, nos somamos a este movimento e contamos com a solidariedade dos nossos parceiros da área da cultura.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário