Debate sobre literatura e jornalismo dá início ao Diálogos de Ponta

por Rubens Anater

Sob a chuva inoportuna que caia aos baldes em Ponta Grossa na noite da última quinta-feira, dia 15, o Centro de Cultura (rua Dr. Colares, 436, Centro) recebeu o jornalista Luiz Andrioli, editor-chefe de conteúdo da RICTV Record, para dar início ao projeto Diálogos de Ponta.

O primeiro encontro, que teve início às 19 horas, contou com uma audiência composta essencialmente de universitários, alunos de ensino médio e jornalistas. Um grupo pequeno, totalizando sete espectadores interessados em debater jornalismo e literatura.

Sobre o palco, aparentemente insensíveis à chuva lá fora, à escassez de audiência e à incessante e solitária goteira que caia atrás deles, sentaram-se Andrioli e o organizador do evento, professor Bruno Scuissiatto, para debater o tema “Quando a arte encanta o jornalismo”.

Logo de inicio, o convidado mostra saber do que está falando. Formado em jornalismo, pós-graduado em cinema, mestre em literatura, professor universitário, escritor e ator profissional, ele aposta em uma conciliação entre jornalismo e literatura. “Acredito em alimentar um com o outro, jornalistas comuns não pensam na alma do homem, naalma do noticia. Fazem jornalismo frio. Já um jornalista com mente de escritor é capaz de produzir conteúdos mais humanizados”, afirma Andrioli.

Partindo daí, o professor e o jornalista debatem educação, incentivo à leitura, redes sociais, pasteurização de sentimentos, arte e muito mais. Tudo como uma conversa informal, com linguagem coloquial que, ainda assim, foi capaz de se manter extremamente profunda.

É preciso parabenizar Luiz Andrioli pela excelente discussão, Bruno Scuissiatto, pela ótima escolha de palestrante e por ministrar junto com ele o debate, e os sete gatospingados, e eventualmente molhados, que saíram na chuva para reunirem-se a outras mentes e debater cultura.

E mês que vem tem mais. No dia 19 de abril, o “Diálogos de Ponta” recebe o cartunista da Gazeta do Povo Tiago Recchia, para tratar do tema “Humor gráfico aplicado ao Jornalismo”. Bruno afirma que vale a pena ver. “Escolhi todos os convidados a dedo, entre pessoas que conheço e sei que são boas, garanto que quem vier não vai se arrepender”.

A programação para os próximos debates está disponível na nossa Agenda Cultural.

Para saber mais sobre o convidado, acesse o site www.luizandrioli.com, ou busque por Luiz Andrioli no Facebook.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário