“Diálogos entre literatura e cinema” lota o mini auditório da UEPG

por Marina Demartini

Nesta sábado, dia 31 de março, às 14h, a sala B-108 do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa ficou lotada. O evento “Diálogos entre literatura e cinema”, promovido pelo projeto “Cinemas e Temas”, reuniu, em média, 70 pessoas para assistirem ao filme “Crimes e Pecados”, do diretor Woody Allen. Com os comentários e pesquisas de Amanda Antunes Machado, aluna do 4º ano de Letras da UEPG, o debate entre os participantes relacionou o longa-metragem de Allen e o livro “Crime e Castigo” do escritor russo Fiodor Dostoievski.

Há três anos, o projeto de extensão “Cinemas e Temas”, do curso de Letras da UEPG, traz diálogos sobre a sétima arte e outros assuntos. O objetivo principal é promover exposições relacionadas a filmes, críticas e livros para a sociedade em geral. No entanto, o professor de literatura do curso de Letras da instituição e coordenador do evento, Fábio Augusto Steyer, comenta que o projeto tomou outras direções: “O ‘Cinemas e Temas’ surgiu como uma extensão do curso de Letras, porém, com o tempo, a pesquisa dos apresentadores passou a ser o lado forte”.

Apesar da grande participação no último sábado, Steyer revela que, normalmente, o público é menor nos finais de semana (em torno de 20 pessoas): “Nós iremos até mudar o local das apresentações depois desta lotação. As pessoas sempre comparecem mais durante a semana, por isto não esperávamos esta quantidade”.

Para a professora Roseli Teresinha Kuka, os alunos deveriam participar mais destes eventos promovidos pela universidade: “Esses projetos sempre acrescentam algo para a formação de um profissional”, avalia.

A participação do “Diálogos e Temas” é gratuita e emite certificado de 40 horas para quem assistir a todos os filmes. As sessões são de, no máximo, quatro horas e acontecem no último sábado de cada mês. O local, que poderá ser mudado, é o mini auditório ‘Aguiar’ (bloco B – sala 108) no campus central da UEPG. O evento inicia sempre às 14h.

Próximas sessões:

28/04 – “O Poeta de Sete Faces” (Brasil, 2002), de Paulo Thiago. O Documentário é sobre a vida e a obra de Carlos Drummond de Andrade

26/05 – “A Língua das Mariposas” (Espanha, 1999), de José Luis Cuerda. Baseado na obra literária de Manuel Rivas

30/06 – “Entrevista com o Vampiro” (EUA, 1994), de Neil Jordan. Baseado no livro de Anne Rice

07/07 – “A Rainha dos Condenados” (EUA, 2002), de Michel Rymer. Baseado na obra literária de Anne Rice

25/08 – “A Última Tempestade” (Inglaterra/França, 1991), de Peter Greenaway. Livre adaptação da peça de William Shakespeare

29/09 – “Fahrenheit 451” (França, 1966), de François Truffaut. Baseado no romance de Ray Bradbury

27/10 – “Medéia” (Itália, 1969), de Pier Paolo Pasolini. Inspirando na tragédia de Eurípedes

24/11 – “Alice no País das Maravilhas” (EUA/Inglaterra, 2010), de Tim Burton. Adaptação da obra literária de Lewis Carroll

01/12 – “Cão sem dono” (Brasil, 2007), de Beto Brant. Baseado no livro de Daniel Galera

Mais informações no site: http://cinemasetemasuepg.blogspot.com.br/

Nenhum comentário