Diretoria da Associação dos Museus dos Campos Gerais toma posse em cerimônia virtual

Nesta segunda (21) teve início a 14ª Primavera dos Museus, evento realizado pelo Museu Campos Gerais. A abertura ocorreu no formato online pelo Google Meet devido às medidas de isolamento social. Neste ano o evento aborda o tema “Mundo digital: museus em transformação”.

Durante o evento houve a posse da primeira diretoria da Associação dos Museus dos Campos Gerais. O professor Niltonci Batista Chaves, presidente da Associação e diretor do Museu Campos Gerais, comenta a importância da qualificação dos técnicos da área. “É claro que a gente precisa de recursos financeiros, isso é crônico também, mas nós precisamos é qualificar os nossos corpos técnicos que se esforçam muito, mas carecem de uma melhor qualificação e nós gestores também nos incluímos nesse processo”, ressalta.

A Primavera dos Museus é uma ação do Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram). Ao todo são 500 museus envolvidos no evento, responsáveis por mais de 1300 atividades em todo Brasil, realizadas no formato online. A coordenadora de Promoção de Gestão de Imagem Institucional do Ibram, Ana Lurdes Costa, observa que inicialmente o evento foi pensado como uma forma de divulgar os museus. “Ao longo dessas 14 edições ele toma uma proporção muito grande e os museus apresentam para o Ibram novos objetivos para esse evento, então nós temos aí a promoção dos museus, o fortalecimento da imagem dos museus e nós contamos com uma rede de museus”.

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, ressalta a perspectiva de construção de um segundo museu universitário, que será importante para as universidades estaduais do estado. “O Museu da Ciência no antigo Parque Castelo Branco, onde a UEPG vai ter uma casa que nós estamos concebendo ainda para receber pessoas, para apresentar experiencias de ciências, vai ser um museu de ciências para as sete universidades estaduais”, relata. O museu Estação Universitária de Ciência ainda não tem data para abertura.

A programação da 14ª Primavera dos Museus se estende até quinta-feira (24), com palestras e painéis sobre acervos históricos e memória. Informações sobre o evento estão disponíveis na página do Museu Campos Gerais.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário