Dois premiados nos editais lançados pelo Conselho Municipal de Política Cultural realizaram suas apresentações em conjunto. O Sarau do Tijolo e o Samba do Trilho – aprovados no edital 009 – levaram um pouco da cultura do samba autoral e da literatura periférica ao Bar do Pelé, no Distrito de Guaragi. O encontro reuniu moradores da região e trouxe mais próximo da população a cultura vivida pelas periferias princesinas. Os grupos têm até o fim do mês de setembro para completar a exigência do edital de realização de ao menos 10 eventos.
O edital 009 da Fundação Municipal de Cultura tem como finalidade estimular a difusão, a descentralização e a valorização das manifestações culturais populares, e também reconhecer agentes culturais da cidade.
Sarau do Tijolo
O grupo do sarau do tijolo surgiu em agosto de 2017 e foi o primeiro sarau da periferia de Ponta Grossa. ele está ativo em Olarias com encontros quinzenais. Em 2018, ficou em primeiro lugar no Prêmio Circuito de Cultura Periférica da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa.
Samba do Trilho
O samba do trilho é uma organização independente e um projeto que incentiva a composição de sambas autorais. Inspirado no samba da Vela (SP), o Samba do Trilho é uma homenagem aos ferroviários, que ajudaram a criar a cultura do samba em Ponta Grossa. onde o público canta junto as letras apresentadas a cada noite.
Nenhum comentário