O município de Ponta Grossa recebeu R$ 2,2 milhões para serem aplicados na Lei Aldir Blanc. A Lei emergencial busca distribuir recursos do Fundo Nacional de Cultura ao setor cultural que também foi prejudicado durante a pandemia. O resultado do edital que aprovou as ‘Produções Artísticas e Culturais’ da cidade foi divulgado na última sexta, 04.
O diretor do Departamento de Cultura de Ponta Grossa, Eduardo Godoy, explica que a Lei Aldir Blanc está em execução na cidade por três vertentes. A primeira é a renda emergencial de 600 reais paga aos artistas durante cinco meses. A segunda é o subsídio de 9 mil reais para empresas do setor cultural e a terceira envolve os editais de fomento com valores variados.
O Departamento de Cultura abriu três editais de fomento. O edital de Reconhecimento da Trajetória de Mestres Populares e Povos Tradicionais, edital de Reconhecimento da Trajetória de Grupos, Coletivos e Projetos e o edital Seleção de Produções Artísticas e Culturais. “No edital de Seleção de Produções Artísticas e Culturais prevíamos premiar 116 produções das mais diversas”, afirma Godoy. Contudo, o diretor informa que, pela falta de procura em outro edital, foi possível premiar mais 134 produções além das 116 iniciais.
Conforme Godoy, o Edital de Reconhecimento da Trajetória de Mestres Populares e Povos Tradicionais teve pouca procura. O diretor afirma que a Prefeitura buscou divulgar, mas não obteve um grande número de inscritos, tendo, portanto, duas premiações.
Para o professor Sérgio Gadini, o baixo número de inscrições é um dos aspectos a considerar. “Preocupa o baixo número de inscritos nos projetos, principalmente no auxílio emergencial que foi de 261 inscrições”, diz o professor. Godoy lembra que a maior dificuldade que as pessoas encontraram para concluir o processo diz respeito à renda junto ao Governo do Estado. “Das 261 inscrições, apenas 49 receberam o auxílio emergencial”, afirma o diretor de Cultura de PG.
O resultado do edital Seleção de Produções Artísticas e Culturais pode ser consultado no link disponível no site da Fundação Municipal de Cultura.
Nenhum comentário