“Entre Janelas” discute tecnologia e infância

A peça Entre Janelas”, da Cia Tato Criação Cênica, levou uma mensagem sobre tecnologia para o público infantil. A apresentação ocorreu na última quinta-feira, 24, no Cine Teatro Ópera, como parte da 32ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei.

A peça é inspirada no livro “Uma Janela Entre dois Amigos”, do escritor Gustavo Gaivota, e conta a história de um menino que ganha de aniversário seu cachorro Pitu. Nasce, assim, uma amizade cheia de brincadeiras entre os dois, até que, em outro aniversário, o menino ganha um notebook de presente e começa a brincar apenas com o mundo virtual, esquecendo de Pitu.

Dico Ferreira é o diretor da peça, que mescla linguagem de teatro de bonecos e animação corporal. A apresentação acontece toda em cima de um balcão, onde os atores Eduardo Santos e Carolina Maia controlam os bonecos. Sendo assim, o público vê o espetáculo como se estivesse observando por uma janela.

Composta em sua maior parte por estudantes de escolas públicas, a plateia se emocionou com o espetáculo. Os atores da peça os convidaram o público para subir no palco e conhecer melhor o processo de criação, podendo interagir com o cenário.

“A gente trabalha com arte, nossa obrigação é tocar, errado estaria se não tocasse as pessoas”, diz o diretor Dico Ferreira, após ver a emoção do público. Sobre a mensagem que quer transmitir, ele conta que na criação do espetáculo foi tomado um cuidado para não ‘vilanizar’ a tecnologia. “A tecnologia existe, ela tem que ser usada, mas a gente não pode esquecer o lado humano”, afirma Ferreira.

A Prefeitura de Ponta Grossa trouxe os colégios estaduais para assistir a peça, porém, alguns deles não puderam comparecer, visto que devido à greve dos caminhoneiros, não havia ônibus com gasolina para fornecer o transporte. Só compareceram os colégios localizados no Centro, que puderam fazer o percurso a pé. “É interessante saber que, no teatro, os artistas podem mostrar para outras pessoas uma realidade que vivemos agora”, conta a aluna do Colégio Estadual Senador Correia, Miriam Ferreira dos Santos, 12 anos.

A Companhia de Teatro continua apresentando a peça em diversos lugares do Brasil. Suas próximas apresentações acontecem nas cidades de Guarapuava, Rebouças, Bauru (SP) e São Carlos (SP).

Nenhum comentário

Adicione seu comentário