O acervo de periódicos da Casa da Memória Paraná tornou-se material principal de um projeto idealizado pela instituição. O “Era Notícia!” teve sua primeira publicação nas redes sociais do centro de documentação, pesquisa e exposição no mês de julho de 2021.
Por meio de uma filtragem no material, curiosidades históricas presentes no acervo serão pesquisadas e organizadas em uma publicação para o primeiro dia de cada mês. Cada publicação terá fotos de um dos jornais do acervo, acompanhadas de um texto curto para contextualizar o cenário da época. De acordo com a Casa da Memória, o intuito do projeto é valorizar o acervo de jornais disponíveis para pesquisa e fomentar a importância da preservação dos periódicos para a história da cidade e região. Além disso, enfatizar o papel essencial da Casa da Memória Paraná para o processo histórico.
No dia 1º de julho, o “Era Notícia!” iniciou sua atividade com uma publicação sobre o “Jornal da Manhã”. Há 52 anos, o veículo trazia como manchete “Mercado Municipal preenche a lacuna secular da cidade”, matéria que abordava a construção do novo Mercado Municipal em Ponta Grossa. O texto que contextualiza o cenário, escrito por Jean Carla Scariotte, explica que o Mercado Municipal citado na notícia não foi o primeiro estabelecimento com esta proposta na cidade. Anteriormente, entre 1890 e 1910, registou-se o primeiro Mercado Municipal, onde hoje funciona o Colégio Estadual Senador Correia. Em 1965, a obra volta a ser tópico de discussão e, quatro anos depois, o novo Mercado Municipal é construído na Rua Comendador Miró. O prédio permaneceu em funcionamento até 2009, ano de sua falência. Atualmente, o espaço aguarda um novo projeto para voltar à ativa.
O projeto “Era Notícia!” revela sua importância em reviver momentos históricos e marcar a trajetória do desenvolvimento de Ponta Grossa a partir do acervo de periódicos, um dos principais veículos para preservação da história local. A iniciativa enfatiza a necessidade de conservação de veículos que marcaram época para que seja possível entender o passado, compreender o presente e construir o futuro.
Para acompanhar as próximas publicações do projeto no início de cada mês, acompanhe a página no Facebook e Instagram da Casa da Memória Paraná.
Nenhum comentário