Escritora de PG lança romance inspirado na cultura alemã

O lançamento do livro “O Guardião de Heidelberg”, da escritora Lucia do Valle, aconteceu na última quarta-feira (11), no Sesc Estação Saudade. Durante o lançamento, Lucia recebeu o título de sócia honorária da Associação Germânica dos Campos Gerais. Músicas típicas alemãs foram tocadas no decorrer da noite e, entre as canções, estava “Eu perdi meu coração em Heidelberg”.

Segundo Carlos Mendes Fontes Neto, presidente da Associação Germânica dos Campos Gerais, a escritora recebeu o título por ter resgatado uma memória afetiva de imigrantes. Além disso, no livro a autora demonstrou como é importante manter vivo o conhecimento que é passado por gerações. “É através desses romances novos que os descendentes têm o conhecimento e percebem que isso faz parte do nosso DNA. Ponta Grossa hoje é muito ligada aos imigrantes”, destaca Fontes Neto.

Mauricio Ribeiro, professor de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Maria Larissa Pereira Andruchiw, estudante de Enfermagem e também escritora, estavam presentes no lançamento. Ambos acompanham o trabalho da escritora. Mauricio afirma que “O Guardião de Heidelbeg” terá uma grande influência na cidade, pois já recebeu o reconhecimento da Associação Germânica dos Campos Gerais. Maria Larissa destaca a importância da obra como um marco para a literatura de Ponta Grossa, pois considera que as pessoas estão acostumadas a consumir literatura de fora.

A Obra “O Guardião de Heidelberg”

“Libertas quæ sera tamen” – liberdade, ainda que tardia, é a frase que compõe a capa do livro. Com um caráter revolucionário, a história se entrelaça com o passado e o presente, o que prende a atenção do leitor. As memórias são descritas com o uso de fotografias. O romance foi construído em torno do mistério que envolvia a prisão dos estudantes e, ao pensar como seria a pessoa que cuidava dos estudantes presos, surgiu o guardião de Heidelberg – o personagem principal da história.

Durante a cerimônia, Patrícia Fernandes da Silva fez a leitura do primeiro capítulo do livro. Com isso, os personagens são trazidos à vida, a passear pelos corredores da universidade alemã, que é palco da imaginação da escritora. Segundo Lucia do Valle, “O Guardião de Heidelberg”, mais do que um livro de romance, é em seu interior uma carta de amor para a cidade que ocupa um espaço no coração da autora.

Agora o livro pertence aos leitores que viverão as páginas como se fossem personagens da história. Fica a expectativa para o próximo livro da escritora, um romance que se passa no período da Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa. Há 10 anos a autora escreve a história e espera realizar o lançamento no próximo ano.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário