Estudante de Jornalismo publica romance que escreveu aos 16 anos

Matheus não esconde a alegria ao ver seu nome na capa do livro que escreveu ainda adolescente. A flor que não é sua foi elaborado em 2009, quando o autor tinha 16 anos. Porém, a história do próspero administrador Lev Solitch e do garoto de rua Dagô foi publicada apenas em dezembro de 2012.

O enredo, que trata da relação de afeto entre o gerente de uma multinacional e um menor abandonado, impressiona por manter o leitor preso do início ao fim. A flor que não é sua é um livro de leitura fácil e cativante – 150 páginas que podem ser consultadas em uma tarde. Alguns momentos de ambiguidade e tropeços na linguagem são facilmente perdoáveis, se levada em conta a idade com que o autor escreveu a obra.

Matheus planejava escrever um conto curto para postar em seu blog. Entretanto, a história cresceu e se tornou um romance. O estudante enviou o material para três grandes editoras, que não se interessaram pela obra. O texto ficou engavetado por dois anos, até que Matheus descobriu o Clube de Autores, sistema autônomo que facilita a impressão e registro de livros. A ideia de publicar reapareceu.

Em 2012 o livro foi lido, relido e revisado, já com a publicação em mente. Entretanto, nenhuma alteração foi feita no enredo original. A obra foi lançada em dezembro do mesmo ano. Em pouco mais de três meses, foram vendidos 200 exemplares, a maioria na cidade natal do escritor, São Mateus do Sul, no Paraná. Há planos para imprimir mais uma edição, pois, segundo o autor, a procura superou todas as expectativas.

Ainda no primeiro semestre de 2013, Matheus planeja lançar outro livro, Má conduta, que é uma seleção de contos publicados em seu blog.

Reportagem de Rodrigo Menegat

Nenhum comentário