Estudantes apresentam ‘A Receita’ pela primeira vez em um festival

Na noite de sábado, 27, o 47º Fenata trouxe o grupo de estudantes do Núcleo de Artes Cênicas SESI (NAC), de São José dos Campos/SP, para a apresentação da peça ‘A Receita’. O espetáculo, de duração de pouco menos de uma hora, conquistou uma plateia que lotou o Cine-Teatro Ópera.

A peça retrata a realidade de uma família brasileira que busca o fim do sofrimento de um filho com a perna gangrenando em uma consulta com um médico recém-formado, com a narração de muita música e sonoplastia. Com um figurino em cores terrosas e com recortes da bandeira do Brasil, a família que se encontra na miséria suplica para que o médico consiga salvar o filho mais velho, chefe da família. É uma crítica à forma como o ensino da medicina engloba o tratamento da doença, mas não as questões sociais e pessoais que os pacientes podem estar envolvidos.

Foto: Barbara Popadiuk

O texto da montagem é de Jorge Andrade, escrito em 1968, e o elenco conta que foram diversas adaptações para que se tornasse possível encenar a história. O texto original evidencia apenas cinco personagens e a quantia de atores era maior. “Foi preciso diversos recursos, como a interpretação de um mesmo personagem por duas pessoas para que pudéssemos encaixar todos, o que também refletia em mais de uma interpretação do mesmo personagem”, explica o diretor da peça, Roberval Rodolfo.

A participação no Fenata representou a primeira vez que ‘A Receita’ foi apresentada em um festival. Gilvan Balbino, jurado e curador das peças, expressou satisfação pela escolha da peça fazer parte da programação. “Muitas vezes escolhemos espetáculos fechados, e uma obra assim, que está em construção, é interessante para que possamos discutir e sugerir com maior liberdade”, constata Balbino. Entretanto, os comentários e sugestões dos três jurados se mantiveram positivos e refletiram sobre a sonoplastia, a música e o figurino.

Em várias falas, durante a discussão do grupo com a plateia e os jurados, foi possível identificar a defesa da cultura e da arte e de sua desmoralização no atual contexto político. Principalmente, da dificuldade de manter projetos de arte. Victor D’Angelo, um dos atores da peça, comenta que isso gera um paradoxo. “Fica muito mais difícil chegar nos lugares e apresentar nossas peças, mas, ao mesmo tempo, essa é uma necessidade”, reflete D’Angelo.

Hoje à noite, a edição deste ano do Fenata encerra com a apresentação da peça ‘Processo de Conscerto do Desejo’, às 20h, do ator Matheus Nachtergaele. Os resultados da Mostra Competitiva Adulta e Infantil também serão divulgados nesta noite. O valor dos ingressos é de R$20 (inteira) e R$10 (meia), e os ingressos estarão à venda na portaria do Cine-Teatro Ópera.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário