Estudantes realizam ação especial no Dia Mundial da Poesia

Reportagem por Matheus Gastaldon, Evelyn Paes e Manuela Roque

Na última quinta-feira, 21, foi comemorado o Dia Mundial da Poesia, e para celebrar essa data os alunos do Colégio Estadual José Elias da Rocha realizaram uma ação especial. Em parceria com o projeto Conecta Biblioteca foi criado o ‘Correio da Poesia’, atividade que proporcionou a interação de alunos e professores com a comunidade.

Em sala de aula, estudantes do ensino fundamental e médio, com o auxílio dos professores, escreveram suas próprias poesias. Na quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, os alunos, juntamente com o diretor do colégio, Ronaldo Beatriz, professores e voluntários do Conecta Biblioteca, saíram pelo bairro Olarias distribuindo as produções.

A professora Denize Felchak, que acompanhou os alunos na produção do material, destaca a importância da atividade, que permitiu uma melhora na criatividade dos alunos: “eu me surpreendi com a animação e criatividade deles. Vi a alegria e o orgulho que sentiram em terem suas poesias expostas”.

Em grupo, os estudantes entregaram suas produções para moradores que caminhavam pelo bairro e também nas casas. Muitas vezes algumas poesias eram recitadas pelos alunos. Quando não encontravam ninguém na residência, os textos eram deixados na caixa de correspondências. Muitos moradores se sentiram presenteados e elogiaram a iniciativa dos alunos: “Eu gosto de poesia. Achei bonito esse aluno ter escrito, é um incentivo para quem gosta de escrever ou até quem não gosta”, diz Tânia Aparecida Machado, moradora de Olarias.

Muitos alunos nunca tinham escrito uma poesia e com o projeto tiveram a oportunidade de aprender. Eles acharam a experiência divertida, pois ganharam diversos elogios dos moradores. Alguns até sentiram um “frio na barriga”, pois não sabiam qual seria a reação das pessoas. ‘‘Eu fiquei muito feliz, foi a primeira vez que escrevi um poema, e quero fazer isso mais vezes pra receber mais elogios. Isso deixa o dia da gente mais alegre’’, diz Leticia Bernadete, estudante do sétimo ano.

O projeto Conecta Biblioteca firmou parceria com o Colégio Estadual José Elias da Rocha devido à proximidade da instituição com a Biblioteca Pública Municipal. Nesse ano já foram realizadas diversas atividades como Oficina da Rima e Poesia Alternativa, que favorecem e enriquecem a aprendizagem dos alunos, tanto na escrita quanto na leitura.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário