Etapa regional e Big Time Orchestra abrem 29º FUC

O 29º Festival Universitário da Canção (FUC) teve início nesta quinta-feira (23), às 20h, no auditório A do Cine-Teatro Ópera. Além de 12 apresentações da categoria regional, a noite também contou com o show da Big Time Orchestra, banda participante da última edição do programa SuperStar, da Rede Globo.

“Hoje o teatro lotou. Em todos os meus anos na banda eu nunca vi isso”, enfatiza Fabrício Cunha, surpreso com o público na primeira noite. Cunha, membro da banda do FUC desde 2003, é responsável pelas cordas e, ocasionalmente, percussão. A banda se apresenta com alguns competidores que necessitam do acompanhamento. “É a primeira vez que eu vejo um regional tão forte, bem competitivo”, opina o músico.

Estreante no FUC, Cynthia Cybulski cantou com Daniel Henrique Correa Gnoatto e Cristiano Mouzinho Pacheco, ambos retornando ao FUC. “A música nasceu em dois dias; a letra em um dia, a música no outro e gravamos no terceiro”, comenta Gnoatto, que também é professor de Música e compôs “Tempo do Não Tempo” com Cybulski, estudante de Medicina. A dupla se apresentou como parte da Banda Terranea.

Também estreando no FUC, porém como jurado, Álvaro Bueno Filho salienta o crescimento da fase regional: “Eu tenho visto uma evolução maior em termos de qualidade de música, de composição e este foi um trabalho muito laborioso”, opina.

Ao contrário da edição anterior do Festival, encartes foram entregues no hall do Cine-Teatro Ópera. O caderno, contendo informações quanto aos jurados e a programação, traz a letra de todas as músicas das etapas regional e nacional.

Os resultados da etapa regional foram anunciados posteriormente ao show da Big Time Orchestra, que apresentou a seleção “Pode vir quente que eu estou fervendo”. Em terceiro lugar, a música “Domingo ao Entardecer”, que foi cantada por Camila Silva. O segundo lugar ficou com o Duo Ella, que interpretou a música “Pequenas Palavras”. Já a medalha de ouro foi para Geordani Castilho com a música “Sabiá”, que recebeu, além do certificado de primeiro lugar, o prêmio no valor de dois mil reais.

O FUC continua nesta sexta-feira (24) com a etapa nacional, que traz 18 composições e show da banda do Festival. No sábado (25), as bandas e artistas selecionados se apresentam novamente na etapa final.

O encerramento do evento conta com um show de Simone Mazzer, que recebeu o Prêmio de Artista Revelação do 27º Prêmio da Música Brasileira e participa da comissão julgadora do FUC. O preço dos ingressos varia conforme o dia, mas nesta sexta-feira a entrada para universitários é gratuita.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário