Evento de Pedagogia promove brincadeiras nos corredores da UEPG

A III Semana do Brincar aconteceu entre os dias 21 a 24 de maio e contou com a participação de estudantes e docentes em palestras, oficinas e experiências proporcionadas no campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Organizadas pelo curso de Pedagogia, as atividades auxiliam na formação acadêmica dos alunos de Pedagogia.

A Aliança pela Infância incentiva todos os anos a Semana do Brincar no Brasil, que acontece sempre na última semana de maio para divulgar a importância da brincadeira, como explica a professora do curso de Pedagogia e coordenadora das atividades, Marilúcia Antônia de Resende Peroza. “O brincar é um direito da criança, é por meio do brincar que a criança dá significado ao mundo e à própria existência. A palavra criança vem de criar e ela cria enquanto está brincando”.

Os acadêmicos de Pedagogia e diferentes cursos são convidados a participar das brincadeiras nos corredores do bloco B. Para os alunos de Pedagogia, a Semana do Brincar acrescenta na formação acadêmica, como ressalta a coordenadora. “A formação do professor precisa passar por experiências brincantes para que compreenda como o brincar é importante para a criança.”

Maria Catharina Mendes, estudante do segundo ano de Pedagogia, reconhece a importância da semana para a formação. Ela e os colegas de curso construíram toda a decoração dos corredores do Bloco B. “A Semana do Brincar trouxe muitas atividades, começando pela decoração que é toda feita pelo curso de Pedagogia, um pessoal que colabora e se ajuda”, conta. “Como nós vamos brincar com a criança na escola se nós não aprendermos enquanto estamos nos formando?”, completa.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário