Evento on-line comemora mês das mulheres por meio de exposições artísticas

A Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA) realiza o segundo Festival Virtual de Artes, intitulado “Mulher!”. O festival comemora o mês de março, dedicado às mulheres, e dá visibilidade a artistas da cidade. Com apoio do Centro de Referência e Ensino de Arte (CREArte), as apresentações tiveram início no dia 8 de março e encerram no dia 10 de abril.

As exposições são realizadas por meio de vídeos dos artistas nas redes sociais (FacebookYouTube e Instagram) da APLA, disponibilizados todos os dias ao meio-dia. Nos vídeos os artistas contam histórias, falam sobre perfis de mulheres influentes, mostram obras de arte produzidas, lêem poesias e crônicas autorais, expõem fotografias, entre outros. Todos os vídeos ficam salvos nos perfis da APLA.

No dia 8 de março, Dione Navarro iniciou o evento com a leitura do poema “Me encante” de Pablo Neruda. Ela deixou o comentário “mulheres vivem de encantos” ao final do vídeo dirigido por ela e produzido e editado por Deyse Pietrobelli. O artista contemporâneo, professor e curador da APLA, Celso Parubocz, apresenta, em vídeo, a exposição “Artistas Mulheres Ponta-grossenses” na galeria do CREArte. A exposição conta com obras de 12 artistas mulheres da cidade.

Segundo Celso, mesmo com o aumento dos debates sobre direitos iguais entre os gêneros e a promoção do respeito com as mulheres, ainda existe muito preconceito e violência. “É preciso discutir sempre maneiras de conscientizar e lutar por um futuro mais igualitário”, destaca. Manter o evento destinado ao mês das mulheres, mesmo no formato on-line, contribui para a permanência dessas discussões na sociedade.

Celso explica que o evento no formato virtual, por meio de diferentes plataformas, alcança maior número de pessoas que se interessam por arte. Ele diz ter participado de algumas exposições que atingiram cerca de 2 mil visualizações em dois dias, e que presencialmente é difícil conseguir este número. O artista declara: “perde-se um pouco ao ver as telas de forma virtual, mas ganha-se em quantidade de espectadores”.

Confira a programação do evento para acompanhar os próximos dias.  

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content