Exposição Aquarelas Urbanas destaca Ponta Grossa através da Arte

Inaugurada no mês de abril, a exposição Aquarelas Urbanas, da artista ponta-grossense Lenita Stark, apresenta diversos patrimônios da cidade de Ponta Grossa conhecidos pelos moradores. Além disso, a artista também resolveu destacar casas que pertenceram a importantes personagens da vida política do município.

As aquarelas feitas por Lenita foram produzidas durante as atividades do grupo “Croquis Urbanos – Ponta Grossa”, do qual a artista faz parte. Um diferencial dessa técnica de pintura é a necessidade que os desenhos sejam feitos “in loco”, ou seja, no local a ser retratado. Stark já produziu cerca de 140 aquarelas, mas para a exposição, que está localizada no Conservatório de Música Maestro Paulino, escolheu expor as mais expressivas.

Uma curiosidade é que além de desenhar um ponto da cidade, a artista teve a oportunidade de conhecer a história desses locais, às vezes com certa dificuldade: “Depois de fazer o desenho, eu busco pesquisar o histórico daquele local. Geralmente vou à Casa da Memória, mas tem momentos que é bem complicado encontrar algo, já que pouca gente tem a preocupação em guardar esse tipo de informação”, comenta Lenita.

Entre as aquarelas expostas existe um quadro com uma frase do escritor Johann Wolfgang von Goethe: “A arquitetura é música petrificada”. A proposta de Lenita ao escolher essa frase era atrair o público, demonstrando a relação existente no Conservatório entre uma arquitetura moderna e a atividade musical. A artista resume em uma palavra a sensação de receber o reconhecimento das pessoas pela exposição: “É gratificante! É muito bom quando você faz um trabalho e percebe que as pessoas gostaram”, diz. Ela ainda revela que recebeu convites para outras mostras e que surgiram interessados em adquirir obras.

A exposição Aquarelas Urbanas continua até esta sexta-feira (10). O Conservatório de Música Maestro Paulino fica na Rua Frederico Wagner, 150, no bairro de Olarias. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 21h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário