Exposição de Artes Visuais retrata a cultura dos cordéis

A exposição ‘Na trilha dos cordéis’, realizada pelos estudantes do 3º e 4º do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), traz a tradição da literatura de cordel para o espaço da Estação Arte. A abertura, que aconteceu na última terça-feira, 01, contou com a participação dos estudantes do curso de Música da UEPG, que apresentaram músicas que remetiam à cultura nordestina.

Coordenada pelas professoras Patricia Camera e Regina Storido, do Departamento de Artes, a exposição busca usar a arte da xilogravura (técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira) e a literatura de cordel para criar um ambiente de histórias com temas inspirados nas regiões da cidade, como o Ponto Azul e a Vila Velha.

Para a professora Patricia, a exposição é um espaço de divulgação dos diferentes tipos de arte. “Uma das propostas da exposição é divulgar a arte da xilogravura e da literatura de cordel e também integrar a sociedade com a produção artística local”, comenta.

Aluna do terceiro ano de Artes Visuais, Angélica Tomaz de Miranda fala das experiências e do processo de criação: “Foi um desafio para nós trabalhar com o cordel, começamos a ver xilogravura e eu já fui tendo ideias para os desenhos do meu trabalho. A partir do desenho de um laço, fui desenvolvendo a minha história”. Angélica criou o cordel chamado “O Terceiro Laço”, baseado em uma passagem do livro Eclesiastes da Bíblia Sagrada.

Prestigiando o trabalho da filha e apreciando a exposição, Gumercindo Tomaz de Miranda conta que teve o contato com a cultura nordestina pelo trabalho de Angélica. “Achei os detalhes muito interessantes, não tenho muito conhecimento das artes, mas dá pra perceber que foi muito bem feito”, comenta.

A exposição é aberta ao público e ficará até o dia 10 de dezembro no Mezanino da Estação Arte.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário