Exposição “Múltiplo Leminski” marca volta das atividades presenciais no Museu Campos Gerais

“Abrindo um antigo caderno

foi que eu descobri:

Antigamente eu era eterno.” Paulo Leminski

Poeta, tradutor, professor e escritor, Paulo Leminski marcou o mundo com sua arte. A apresentação e preservação de seu legado é o objetivo principal da exposição “Múltiplo Leminski”, que será exibida no Museu Campos Gerais (MCG) em Ponta Grossa a partir do dia 04 de agosto.

A exposição também marca o retorno das atividades presenciais do MCG, após ficar de portas fechadas por quase um ano e meio. A pandemia da Covid-19 afetou a circulação da exposição pelo país, assim como o funcionamento dos museus que a recebiam. “Considerando as últimas semanas, com a redução nos casos de contaminação por Covid em Ponta Grossa, até pelo avanço da vacinação, esses números indicam uma possibilidade de flexibilização no atendimento”, explica o diretor geral do MCG, Niltonci Chaves.

O processo de planejamento para “Múltiplo Leminski” ser exposta em Ponta Grossa teve início dois anos atrás, quando a equipe do MCG visitou a exposição em Londrina. Após afirmarem o desejo de recebê-la em Ponta Grossa, a filha de Leminski, Áurea, entrou em contato. “Em 2019 ela fez uma visita prévia aqui no museu e conheceu a estrutura. Quando abriu a edição atual do Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), a Áurea entrou com o projeto para apresentar a exposição aqui em Ponta Grossa e em Cascavel e foi contemplada”, explica o diretor.

Niltonci relata que a montagem da exposição no MCG durou uma semana, entre os dias 12 e 16 de julho. Uma equipe de aproximadamente 15 pessoas, entre os trabalhadores do MCG e representantes da exposição, foram testadas contra a Covid-19 para auxiliarem no processo. O espaço do salão Saint-Hilaire, principal do MCG, foi reorganizado para comportar todos os elementos de “Múltiplo Leminski”.

“A expectativa com relação à visitação do público é muito grande”, afirma o diretor. A exposição “Múltiplo Leminski será feita de modo híbrido. As visitas podem ser realizadas presencialmente ou pela internet, por meio de uma foto 360° feita pelo fotógrafo Celso Margraf, com possibilidade de mediações virtuais. Para visitar a exposição de maneira presencial, é necessário fazer o agendamento pelo site do Museu Campos Gerais, selecionando o dia e o horário de preferência. Há duas formas de visitação presencial: uma visitação mediada por profissionais para grupos de até 5 pessoas ou visitações livres para grupos de até 10 pessoas. O museu segue todos os protocolos sanitários para atender o público. “Nós vamos condicionar a autorização para visita. A pessoa vai dar ciência ao cumprimento de regras sanitárias”, explica o diretor geral do MCG.

Niltonci Chaves ressalta a importância da volta desse atendimento ao público, uma das funções essenciais do museu. “A vida e a obra do Leminski por si já é algo que chama atenção de públicos muito diferentes, então nós entendemos que há uma atração muito grande gerada pelo objeto da exposição. Nossa expectativa é a melhor possível, estamos muito felizes de poder reabrir o museu para essa circulação de pessoas”.

A exposição “Múltiplo Leminski” terá sua abertura no dia 3 de agosto, terça-feira, às 19h. A live de abertura será comandada pelas curadoras Alice Ruiz, Estrela Leminski e Áurea Leminski, que farão uma apresentação especial da exposição diretamente do Museu Campos Gerais. Para assistir, acesse o canal do YouTube ou página do Facebook da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As visitações são gratuitas, com início no dia 4 de agosto.


Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content