Exposição remonta histórias de violência sexual a partir de roupas das vítimas

Por Bruna Kosmenko e Rafael Santos

 A exposição de arte What Were You Wearing (O Que Você Estava Vestindo) apresenta as roupas que as vítimas de violência sexual usavam quando foram violadas. Mais de 12 peças de roupas e relatos foram coletados para compor a exposição com o intuito de fazer com que os visitantes reflitam sobre a pergunta que muitas vítimas ouvem: “O que você estava vestindo?”.

A exposição conta com fragmentos dos relatos das vítimas de violência sexual e algumas das roupas que compõem a exposição são originais. Outras, uma representação do que cada vítima estava vestindo. Para a coordenadora do projeto, professora Marcela Teixeira Godoy, não se trata apenas de uma simples exposição de roupas e depoimentos a respeito da violência sexual. A exposição desperta uma reflexão sobre o discurso enraizado de que a responsabilidade da violência está ligada à roupa da vítima, além de conscientizar a comunidade.

Foto: Bruna Kosmenko e Rafael Santos

Para a construção da narrativa, além das roupas e dos relatos, um vídeo com trechos de depoimentos acompanha a produção. De acordo com a explicação dos professores responsáveis pela curadoria do projeto, não se trata de mostrar a violência de forma explícita e impensada, a proposta foi construir e compor a partir das roupas e depoimentos uma exposição que sensibiliza e alerta a comunidade sobre um assunto de importância social. “Precisamos pensar que o papel da arte nesse contexto se apresenta como fomentadora e de suporte para a reflexão crítica das questões sociais, propiciando a vivência e experiência que está para além das questões estéticas e do ‘belo’”, explicam os curadores.

A exposição teve abertura na última quarta (12) na Galeria de Artes da Proex (Pró-Reitoria de Extensão). O projeto iniciou na Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, em 2014. A professora Marcela Teixeira Godoy soube da iniciativa estadunidense e decidiu remontar a exposição em Ponta Grossa. A mostra se estende até o dia 12 do próximo mês e é restrita a maiores de 16 anos.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content