Exposição retrata moda e beleza feminina

A busca pelo ideal de beleza está presente em diferentes momentos da história. As mulheres foram, ao longo do tempo, criando modas, hábitos e valores que se incorporaram ao seu cotidiano. Pode-se questionar se a busca pela imagem perfeita representa uma forma de opressão para as mulheres, que têm sua individualidade negada em função de um padrão ocidental de beleza, mas é inegável que os padrões de beleza e a moda como referência estética sempre estiveram presentes na história das mulheres.

Foi com o objetivo de retratar a memória feminina que o Museu Campos Gerais organizou a exposição “Mulher, moda e beleza”, aberta ao público até o dia 17 de outubro no hall do prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em Uvaranas.

A iniciativa da mostra surgiu a partir do lançamento da 5ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Entre os objetos expostos estão a coroa da Rainha do Primeiro Centenário do Paraná, a faixa da Primeira Rainha da Primavera, um maiô saiote, marca registrada das misses em desfiles, bem como peças do vestuário feminino e fotografias de personalidades do rádio.

Acessórios como perfumes, cigarreiras, sapatos, chapéus, luvas e sombrinhas (que marcaram o guarda roupa das mulheres de diferentes épocas) também compõem os objetos em exposição. Em alusão à comemoração dos 120 anos de imigração ucraniana no Paraná, a exposição ainda destaca a moda da imigrante ucraniana, que se destaca com bordados de desenhos seculares e adornos com miçangas.

Segundo a diretora do Museu Campos Gerais, Elizabeth Johansen, o objetivo da exposição é propor uma reflexão sobre as diversas memórias femininas que representam a diversidade cultural da região. Os objetos revelam a preocupação com a aparência, servindo como registro dos valores culturais que marcam a história das mulheres.

Serviço: Exposição “Mulher, moda e beleza”. Hall do prédio da Reitoria da UEPG (Campus Uvaranas). Disponível até o dia 17 de outubro, das 8 às 18 horas.

Reportagem de Karina Janz Woitowicz

Nenhum comentário