Exposição retrata universo imaginário sobre memórias japonesas

A mostra Notas de afeto, da autora Rute Yumi, está exposta no Conservatório Maestro Paulino desde o último dia 6. A exposição conta com 28 trabalhos distribuídos no hall do ambiente; destes, 10 são pinturas acrílicas sobre tela e 18 são molduras feitas pela técnica sumi-ê com ou sem papel. 

Com o tema Afeto que se ‘ouVê’, memórias afetivas que vibram em cores, tons e formas, a exposição oferece uma produção que evidencia um universo imaginário relacionado às memórias da artista sobre situações, músicas ou filmes japoneses com que teve contato. Contém, ainda, “memórias alheias” que contemplam as histórias, em especial dos imigrantes, que lhe foram passadas pela tradição oral.

Destacam-se a série Makka (vermelho) e Kawa (rio) que, para a autora, remetem às canções Makka na Taiyou e Kawa No Nagare no Youni, de Misora Hibari, cantora admirada por seus pais. Com a característica do gestual associada à contemplação, sensível ao inusitado, Rute apresenta trabalhos de caráter abstrato e figurativo em técnica mista sobre tela e com a tinta sumi sobre papel.

A mostra de Rute Yumi estará aberta à visitação até o dia 31 de março, durante o horário de funcionamento do conservatório, das 9h às 18h.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content