O Festival Nacional de Teatro (Fenata) está de volta em formato híbrido. Nesta terça-feira (09) a programação teve início às 19h30, com a Mostra Paralela “Entre o Sol e Lua”, que teve transmissão online no Youtube, prosseguindo às 20h com “A borboleta da colina” na Mostra Principal, espetáculo encenado presencialmente no Cine Teatro Ópera. Para encerrar a programação do dia, às 20h30 foi transmitida na Mostra Principal a peça “Porco carne: uma visita!” pela plataforma Youtube.
Esta edição do Fenata marca o retorno dos encontros presenciais entre artistas e o seu público, após quase dois anos do início da pandemia de Covid-19. A peça “A Borboleta da Colina” aborda de forma poética, com muita música e truques de luz, as transformações da natureza e da vida humana.
A história gira em torno de quatro personagens que preparam um jantar para seus convidados, e durante esse tempo refletem sobre as mais diversas transformações da vida e das coisas, sempre trazendo como referência uma borboleta azul, que o homem avistou na colina. “Eu tenho certeza que na vida somos mais felizes quando somos inocentes”, “Você já parou pra pensar que daqui a 100 anos nada nem ninguém vai lembrar de você?”, “Por pouco que vivam, elas (borboletas) vivem intensamente” são algumas das frases marcantes do espetáculo.
A psicóloga Maria Inez, 34 anos, relata que foi emocionante voltar ao teatro. Ela achou a peça maravilhosa e surpreendente em vários aspectos: na iluminação, interpretações e roteiro. Sua amiga, a enfermeira Ana Maria, 38 anos, diz que se sentiu segura para acompanhar o espetáculo presencialmente, visto que já tomou três doses da vacina e, principalmente, pelo número de casos de contaminação por Covid-19 estar diminuindo.
É obrigatório o uso de máscara durante todo o espetáculo, o distanciamento social entre as poltronas deve ser respeitado e está sendo disponibilizado álcool gel nas dependências do teatro. O terceiro dia de Festival, que acontece nesta quarta-feira (10), contará com “O compositor” na Mostra Paralela e na Mostra Principal com as peças “Fada Maria” (presencial) e “A borboleta da colina” (transmissão pelo Youtube).
Para mais informações, acesse o site oficial do Fenata.
Nenhum comentário