Fenata recebe 187 inscrições de 12 estados brasileiros

As expectativas se confirmaram e o Festival Nacional de Teatro (Fenata) obteve grande número de inscritos para sua 41ª edição, que acontece de 6 a 13 de novembro em Ponta Grossa. Ao todo, foram inscritas 187 peças de diversos gêneros por grupos teatrais das cinco regiões do país. O número, mais uma vez, surpreende a organização do festival, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e com apoio de empresas locais, além da CCR RodoNorte e Caixa Econômica Federal. Para efeito de comparação, em 2007, no 35º Fenata, 70 grupos enviaram suas inscrições.

“É inegável que o Fenata tem um grande respeito por parte dos grupos teatrais de todo o país, pela sua história e pela responsabilidade da UEPG em promover um festival de qualidade, tanto para o público como para os artistas que vem para Ponta Grossa”, comenta a coordenadora geral do festival e chefe da Divisão de Assuntos Culturais da UEPG, Marcia Dropa. Em 2012, mais de 35 mil pessoas assistiram às peças em diversos espaços da cidade. A meta para 2013 é alcançar 40 mil espectadores.

As inscrições chegaram de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal. Além do anfitrião, Paraná, estão representados os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Amazonas.

O festival é dividido em Mostra Competitiva, com Teatro para Adultos (84 inscritos) e Teatro para Crianças (41 grupos), e Mostra Não Competitiva, com Teatro de Bonecos/Animação (8 inscrições), Às Dez em Cena (também 8), Teatro de Rua (25 concorrentes), Mostra Paralela (3 competidores) e Mostra Especial (18 inscritos). Serão escolhidos até 54 espetáculos, com a programação divulgada na segunda quinzena de outubro.

Seleção criteriosa

Agora, cabe aos três curadores contratados pela organização selecionar os grupos que farão parte do Fenata. A responsabilidade ficou com Antônio do Valle, de São Paulo, Gilvan Balbino, do Rio de Janeiro, e Adbailson Cuba, de Caraguatatuba/SP, que estão reunidos em um hotel de Ponta Grossa para assistir à gravação de todas as peças e fazer as escolhas. “Com três pessoas na curadoria conseguimos trocar idéias sobre as peças inscritas e, assim, temos menos possibilidade de erro na seleção”, explica Antônio do Valle, um dos mais respeitados diretores teatrais do país e que faz, também, a curadoria de outros seis importantes festivais. “Com toda a certeza, posso assegurar que o Fenata é hoje o maior festival premiativo do Brasil”, afirma.

Segundo Adbailson, a banca curadora está ainda mais exigente este ano. “Estamos avaliando a qualidade das peças apresentadas e, por isso, estamos sendo bem criteriosos, para oferecer bons espetáculos tanto para o público como para os próprios artistas que participam do festival”, explica. “Essa constante preocupação com a qualidade é para que o público participe ainda mais das peças e, assim, possamos pulverizar mais arte por toda Ponta Grossa”, conta Gilvan.

Ajuda de custo

Uma das características que fez crescer o número de inscrições nos últimos anos, segundo Antônio da Valle, foi o aumento na ajuda de custo ofertada aos grupos. “Há alguns anos atrás, sugeri que houvesse esse benefício aos participantes, para incentivar que eles viessem para cá. Começamos com R$ 500 e o valor foi subindo a cada ano”, relembra. Hoje, a ajuda de custo varia de acordo com a distância percorrida pelo grupo para chegar à Ponta Grossa. Até 250 km de distância, a companhia recebe R$ 2,5 mil. De 251 km a 400 km, são R$ 4 mil, e acima de 400 km é oferecido R$ 5 mil.

Além deste valor, equivalente ao cachê, os selecionados da Mostra Competitiva concorrem ainda a 12 premiações em cada categoria (Adultos e Crianças). São escolhidos os melhores espetáculos, melhores atores, atrizes, atores coadjuvantes, atrizes coadjuvantes, melhor direção, cenografia, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia e texto original.

Mais informações no endereço www.uepgcultura.com.br.

Acesse também a página do 41º Fenata no facebook https://www.facebook.com/fenata2013?fref=ts

Reportagem de Eduardo Godoy

Nenhum comentário