A Paróquia Nossa Senhora da Medianeira, localizada no Jardim Esplanada, realizou no último domingo (09), com início às 13h30, a Festa Junina que é tradição na região há onze anos. A festa contou com comidas típicas, bolo de santo Antônio, concurso de Rei e Rainha da catequese e um jogo chamado “Qual o peso da Abóbora?”, em que os participantes tentavam adivinhar o peso da abóbora e o vencedor levava 40% da arrecadação do jogo. Também aconteceu o bingo, jogos tradicionais e a dança das crianças da catequese.
A novidade neste ano foi o bolo de Santo Antônio. Carol Schulmeister, catequista na paróquia e uma das envolvidas na organização do evento, explica que foi um pedido da própria comunidade. “Nos reunimos em conselho e a ideia foi aprovada. A intenção é de que tenha todo ano o bolo, pois é uma tradição e Santo Antônio é um santo de devoção do mês, assim como São João”.
A organização da festa envolveu as oito pastorais da Paróquia, segundo a catequista. “A festa foi organizada por várias equipes, todas as pastorais se envolveram e especialmente a catequese, com a participação das crianças que vão dançar”, destaca. A festa toda foi feita com doações da comunidade. Ao final da missa era pedida uma contribuição, alguns doaram os brindes, outros os alimentos e foram feitos bolos para a venda. “Esta é uma festa tradicional aqui no bairro, bem raiz e familiar, a maioria das famílias veio ver os filhos dançarem”, observa a catequista.
Elisabete Aparecida Santos de Carvalho estava na cozinha preparando o quentão e antes da entrevista pediu para a colega diminuir o fogo do gengibre. Ela ajuda na festa há mais de dez anos. “Eu ajudo pela fé, por ser uma festa de igreja e ser um trabalho feito para Deus, há muita coisa envolvida, pedidos e graças e é importante ajudar”, observa. Segundo Elisabete, a preparação para a festa acontece com um mês de antecedência com os pedidos de doação. Ela ainda destaca a tradição da Festa Junina no bairro: “sempre lota, vem até pessoas de outros bairros”.
João Leonardo Ribeiro, morador do Santa Paula, foi conhecer a festa pela primeira vez. Quem convidou foi a moradora do bairro, Amanda da Rocha, que destaca a organização feita pela paróquia. “Sempre morei aqui perto então acompanho desde a época da catequese para descontrair mesmo, é uma festa muito bonita e bem organizada”.
Nenhum comentário