Festival encerra com MPB e música clássica no Ópera

Por Gabriel Miguel

No último domingo (19), o 8° Festival de Música de Ponta Grossa reuniu, no Cine Teatro Ópera, como atrações finais, o músico Zé Alexandre e a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, comandada pelo maestro Jorge A. Scheffer, com a participação do violinista italiano Emmanuele Baldini. A chuva do final de semana interferiu na programação do festival, resultando no cancelamento de apresentações e na transferência de outras que seriam feitas na Estação Saudade, como a performance de Zé Alexandre.

Uma das atrações da noite, a apresentação de Zé Alexandre foi voltada à reconstrução da história dos festivais de música no Brasil, com narrações de seu parceiro musical Luciano Theo e músicas regionais e de MPB. O cantor carioca, cujo nome completo é José Alexandre Gomes Coelho da Rocha e Silva, compõe canções desde 1976. “Os festivais são o único meio de expressar a cultura brasileira, enquanto a grande mídia está preocupada em expor a cultura de massa”, diz. “O que vimos aqui foi um público interessado por cultura, mostrando um bom painel cultural”, argumenta o músico sobre a receptividade do público no festival.

Apesar das adversidades com o mau tempo no fim de semana, Eduardo Godoy, assessor de Fundação Municipal de Cultura e produtor do festival, conta que o projeto alcançou bons resultados, principalmente nas atividades na Estação, no Centro de Cultura e no Conservatório. “Um dos fatores destacados é variedade de estilos musicais apresentados no decorrer da semana, o que atraiu um número grande de expectadores”, observa Godoy.

O assessor também comenta que o modo como o festival deste ano foi realizado servirá de exemplo para as próximas edições. “Em festivais anteriores, as apresentações eram mais voltadas à música erudita, o que não chamava atenção de parte do público. Ao expandir para vários estilos, houve maior divulgação das atividades”.

ATRAÇÕES

O 8º Festival de Música de Ponta Grossa garantiu cerca de trinta atrações musicais, realizadas em diferentes espaços da cidade, ao longo de dez dias. Entre elas, destacam-se a etapa final do III Concurso Waslau Borkowski para Solista Instrumental, que ocorreu na última sexta (17), com a participação de 13 candidatos de várias regiões do Brasil.

Além das apresentações musicais, realizadas em espaços públicos da cidade, o evento proporcionou também cursos e oficinas para aprimoramento da formação na área da música.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content