Foca na Tela inicia atividades com o filme “O Abutre”

O Foca na Tela, uma iniciativa do projeto de extensão Cultura Plural, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, exibiu na última quarta feira (10) o filme “O Abutre” (2014), do diretor Dan Gilroy. A exibição aconteceu no laboratório de Telejornalismo no campus central da UEPG e, logo em seguida, o filme foi discutido com a mediação do jornalista Fernando Lopes.

“O Abutre” trata de questões relacionadas ao jornalismo como ética profissional e os limites da profissão. Louis Bloom, personagem de Jake Gyllenhaal, começa a produzir pequenas cenas de crimes e acidente de forma armadora para vender a jornais de Los Angeles. “É um filme cem por cento inserido no Jornalismo, pelo próprio conteúdo e a forma como aborda”, explica Amanda Gongra, extensionista do projeto e organizadora da sessão.

O cineclube teve início no ano passado e apresenta a proposta de discutir filmes relacionados ao jornalismo. Como explica a coordenadora do projeto de extensão Cultura Plural, Karina Janz Woitowicz: “o diferencial do Foca na Tela é o foco temático, que reúne pessoas de diversos cursos, com várias perspectivas sobre o filme.”

Fabrício de Oliveira Martins, estudante de Historia na UEPG, já havia assistido ao filme uma vez e se interessou pelo cineclube. “Gostei bastante das técnicas utilizadas no filme, e o contraste de cores usadas nas cenas.”

As exibições estão planejadas uma vez no mês até o final do ano. Diversos filmes relacionados ao jornalismo serão exibidos. Para saber a data da próxima exibição, acompanhe o Cultura Plural pelas redes sociais.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário