por Keren Bonfim
“Por Gentileza, dai-me licença que a poesia pede passagem”. Este é o título do terceiro livro de Marcelo Vieira, conhecido como o Gari Poeta, lançado neste domingo, dia 06. A solenidade de lançamento aconteceu no estande da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, às 15h, e contou com a participação de familiares, amigos e pessoas que acompanhavam o último dia da Flicampos (Festival Literário Internacional dos Campos Gerais).
Durante o evento, Marcelo declamou três poesias ao público presente. A primeira foiNinguém merece sozinho, uma poesia que, segundo ele, fez em homenagem a todas as pessoas maravilhosas que o ajudaram em sua caminhada e que o poeta considera a principal do livro. O bom vendedor, outra poesia, conta a história de um menino que queria ser vendedor e vendia as mais diversas coisas, menos os seus sonhos. Como em uma revelação, a poesia termina dizendo: “esse menino sou eu”. Por último, o Gari Poeta declamou uma poesia humorística, A fuga do louco.
Marcelo conta que seu novo livro foi escrito durante um ano e que trata de poesias que falam sobre a conscientização, coisas do cotidiano e, principalmente, humor. Ele também relata que o novo livro é uma espécie de continuação dos anteriores, Minhas poesias: um sonho realizado, lançado em 2009; e Minhas Poesias: o sonho continua, de 2010. O Gari Poeta destaca que o único diferencial é o título, pois “eu quis escolher um título que homenageasse todos aqueles que participaram do livro”, diz. É aí que consta a mensagem de toda a sua obra: a poesia pede passagem.
O poeta, que já vendeu aproximadamente 1500 livros, além das doações, afirma que o público que ele almeja cativar com as poesias são as crianças, com o propósito de incentivar a leitura. Marcelo também fala que, quando chega do trabalho, as crianças do seu bairro sempre vão conversar com ele e pedem para que leia alguma poesia. “É isso o que me cativa”, revela.
Ao término do lançamento, Marcelo foi homenageado com duas músicas, além dos aplausos do público que acompanhava a solenidade. Luciane Vieira, irmã do poeta, participava da comemoração e conta que se sente orgulhosa pelo trabalho do irmão. Ela relata que, desde menino, Marcelo tinha vontade de escrever. “Ele sempre foi muito criativo, principalmente para desenvolver textos”.
O livro custa R$ 15,00 e está à venda nas Livrarias Curitiba.
Para saber mais sobre a história do Gari Poeta, acesse O Poeta das Ruas.
Confira também poesias declamadas pelo Gari Poeta no Palco Virtual
Nenhum comentário